top of page

Flibi 2022 | Festa Literária da Biblioteca Pública do PR começa no dia 7 com mais de 30 eventos

  • 4 de nov. de 2022
  • 4 min de leitura

04/11/2022



A Biblioteca Pública do Paraná promove entre os dias 7 e 12 de novembro a sexta edição de sua festa literária anual, a Flibi. A programação conta com mais de 40 convidados e 30 atrações — entre palestras, debates, oficinas, exposições, sessões de filmes, atividades para crianças e apresentações de música e teatro.


A novidade deste ano é a realização do primeiro Encontro de Editoras, uma feira de livros independentes que reúne dez expositores no hall térreo da Biblioteca nos dias 11 e 12. A entrada é gratuita em todos os eventos e a BPP emite certificados de participação.


Criada em 2017 para sintetizar, durante uma semana, a programação cultural ampla e diversificada oferecida pela Biblioteca Pública ao longo do ano, a Flibi propõe nesta edição uma reflexão sobre o tema “Ficções e Reconstruções”. Cristovão Tezza, Luci Collin, João Silvério Trevisan, Tatiana Salem Levy, Rodrigo Garcia Lopes, Morgana Kretzmann e Bruno Maron são alguns dos convidados da festa, que tem curadoria do escritor e jornalista Yuri Al’Hanati.


“A Biblioteca Pública do Paraná não poderia estar mais feliz, pois será a maior edição da nossa Festa Literária. Os convidados virão de diferentes regiões do Brasil, o que abrirá espaço para encontros e trocas de uma grande diversidade de vozes, que terão a oportunidade de conhecer e dialogar com nomes importantes da cena literária do nosso Estado”, disse o diretor da BPP, Luiz Felipe Leprevost. Entre eles, destaca a presença do Cristovão Tezza, que neste ano comemora 70 anos de idade.


“Com a intenção de aumentar esse coro de vozes na Flibi, a Biblioteca receberá, pela primeira vez, um encontro de editoras independentes, que muito têm feito pela divulgação de autoras e autores do Paraná e de fora do nosso Estado”, completa o diretor.


Veja a agenda completa – Ficções e Reconstruções


Dia 7, segunda-feira


17h30


Conferência de abertura: A identidade dos povos indígenas no Brasil do século XXI


O escritor roraimense Cristino Wapichana fala sobre o reconhecimento dos indígenas como parte integrante da sociedade brasileira e como alinhar tradição e contemporaneidade no mundo atual.


Hall térreo


19h30


Mesa: O Brasil da desesperança


Sonhos despedaçados pela realidade brasileira são o assunto dos romancistas Lucas Lazzaretti e Tatiana Salem Levy, que discutem como a literatura e a filosofia pensam o abismo intelectual do país. Mediação de Christian Schwartz.


Auditório


Dia 8, terça-feira


17h30


Mesa: Família e memória


Vanessa Vascouto e Carlos Eduardo Pereira, vozes distintas na produção contemporânea, exploram as fronteiras entre criação e memória em seus enredos familiares de traumas e partidas. Mediação de Rodrigo Casarin.


Hall térreo


19h30


Mesa: Livros e séries


Produções televisivas e cinematográficas que estão investindo cada vez mais em roteiros de qualidade apostam nos premiados escritores Jim Anotsu e Morgana Kretzmann, que debatem os pontos de contato e divergência entre a literatura e o cinema. Mediação de Ana Johann.


Auditório


Dia 9, quarta-feira


17h30


Mesa: Abaixo Dostoiévski


O "cancelamento" de autores russos como parte dos protestos contra a guerra na Ucrânia é parte recorrente da história da recepção dessa literatura no Exterior. Os tradutores Irineu Franco Perpétuo e Letícia Mei explicam como os russos enxergam o fenômeno e como escritores são mesclados na história política do país. Mediação de Yuri Al’Hanati.


Hall térreo


19h30


Mesa: Ficções e construções


A celebrada autora Luci Collin discute, a partir de seu romance Nossa Senhora D'Aqui, como a linguagem literária ajuda a moldar nosso entendimento sobre noções como nação e identidade, abstratas se vistas de perto, e como elas norteiam a escrita contemporânea. Mediação de Daniélle Carazzai.


Auditório


Dia 10, quinta-feira


17h30


Mesa: Costumes castigados


A crítica bem-humorada à classe média coloca em evidência comportamentos hipócritas e retrógrados sob a pena do cartunista Bruno Maron, que discute como o humor desvela a comédia da vida privada. Mediação de Benett.


Hall térreo


19h30


Mesa: Devassos no Paraíso


João Silvério Trevisan, veterano da literatura LGBTQIAP+, fala sobre sua obra e os desafios que enfrentou ao longo de 45 anos de carreira como escritor e ativista dos direitos humanos. Mediação de Juliana Barbosa.


Auditório


Dia 11, sexta-feira


17h30


Mesa: Dramaturgia hoje


Duas gerações de dramaturgos — Lígia Souza e Márcio Abreu — debatem os pontos de contato entre a linguagem teatral e a linguagem literária, e como o teatro se coloca como potência pensante das contradições humanas em meio a outras produções artísticas. Mediação de Luciana Romagnolli.


Auditório


19h30


Mesa: A nova era de ouro do rádio


O jornalista Ivan Mizanzuk, autor do podcast Projeto Humanos, apresenta novas possibilidades de jornalismo literário e narrativas em áudio em podcasts de storytelling. Mediação de Flávia Schiochet


Auditório


Dia 12, sábado


10h


Mesa de encerramento: Tezza 70


O premiado escritor Cristovão Tezza, que completou 70 anos em 2022, passa sua obra em revista e fala sobre sua trajetória e projetos futuros. Mediação de Sandro Moser.


Hall térreo


OFICINAS


Criação poética


Por meio de uma série de atividades, o poeta londrinense Rodrigo Garcia Lopes oferece aos alunos experiências com a linguagem, tornando-os conscientes das palavras enquanto um meio poderoso de expressão e forma de conhecimento do mundo.


Dias 7 e 8, das 14h às 15h30


Coworking


Inscrições gratuitas pelo e-mail imprensa@bpp.pr.gov.br


20 vagas


Humor gráfico


Criador da série Dinâmica de Bruto, popular nas redes sociais, Bruno Maron apresenta um painel histórico e propõe uma genealogia que combina duas correntes distintas: a história do riso e a história do desenho.


Dias 9 e 10, das 10h às 11h30


Coworking


Inscrições gratuitas pelo e-mail imprensa@bpp.pr.gov.br


20 vagas


Poesia e performance


O poeta Pedro Rocha e a atriz e cantora Amora Pera propõem uma série de experimentações acerca de criação artística e da expansão da poesia escrita em poesia falada e sonora — com inspiração nas obras de artistas como Yoko Ono, Patti Smith, Marcel Duchamp e Guilherme Zarvos, entre outros.


Dias 11 e 12, das 10h às 11h30


Coworking


Inscrições gratuitas pelo e-mail imprensa@bpp.pr.gov.br


20 vagas


ENCONTRO DE EDITORAS


Venda de livros e debates sobre o meio editorial brasileiro com representantes de dez editoras independentes paranaenses.


Dia 11, das 8h30 às 20h


Dia 12, das 8h30 às 13h


Hall térreo


WORKSHOP DE INTRODUÇÃO À AUDIODESCRIÇÃO


A especialista Raquel Carissimi apresenta informações gerais sobre a tradução audiovisual e recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual.


Dia 8, das 10h às 12h


Coworking


Inscrições gratuitas pelo e-mail imprensa@bpp.pr.gov.br


30 vagas


CANTATECA


Apresentação do coral infantojuvenil da Biblioteca Pública do Paraná encerrando a 6ª Flibi


Dia 12, às 11h30


Hall térreo


MARCAS LITERÁRIAS


Exposição com registros de grandes autores paranaenses que passaram pela Biblioteca Pública em seus 165 anos de história.


De 7 a 11, das 8h30 às 20h


Dia 12, das 8h30 às 13h


Hall do segundo andar


PARA CRIANÇAS


Café com Elis


Apresentação da palhaça da Cia. Maria Elis


Dia 8, às 10h


Seção Infantil


Aventuras Literárias com Denis Winston Brum


Bate-papo com o autor do livro "As Quatro Línguas"


Dia 9, às 14h


Seção Infantil


Hora do Conto


Sessões diárias de contação de histórias com o grupo Era Uma Vez


De 7 a 12, às 11h e 15h


Nos dias 9 e 12, somente às 11h


Seção Infantil


Cine Pipoquinha com audiodescrição


Exibição de curtas-metragens com recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual


De 7 a 12, às 10h e 14h


Nos dias 9 e 12, somente às 10h


Foto: Divulgação/BPP



Comentários


Últimas Notícias

bottom of page