top of page

Filhos de deputado e prefeito são vacinados no Amazonas

21/01/2021


Casos de “fura-fila” são investigados em todo o país



O Ministério Público (MP), a Defensoria Pública e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Amazonas questionaram o governo do Estado sobre o número de doses da Coronavac recebidas, o rateio entre as cidades e a lista de profissionais de saúde imunizados. A vacinação do filho de um deputado estadual e de duas irmãs filhas de um empresário local, todos médicos recém-formados, motivou críticas nesta quarta-feira, 20.


Na noite desta terça, 19, David Dallas e as gêmeas Gabrielle e Isabelle Kirk Lins publicaram fotos nas redes sociais do momento em que recebiam as doses da vacina. O jovem é filho do deputado estadual Wanderley Dallas (Solidariedade). Elas, de 24 anos, são filhas dos donos da universidade e hospital Nilton Lins, alugado pelo governo para funcionar como hospital de campanha. Os três não vinham atuando na linha de frente de combate à covid-19.


Só Isabelle teve sua nomeação publicada no Diário Oficial do Município um dia antes da vacinação. Os outros dois tiveram a nomeação publicada no dia seguinte. Eles não ocupam cargos de médicos, mas de gerentes de projetos – com salários de cerca de R$ 15 mil.


A prefeitura respondeu apenas que as duas jovens foram vacinadas por serem funcionárias, mas não respondeu por que uma delas só foi nomeada depois. Também não explicou o caso de Dallas. O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), publicou ontem em suas redes sociais que baixaria uma portaria proibindo as pessoas de postarem fotos nas redes sociais após serem vacinadas.


No município de Itabi, em Sergipe, o prefeito Júnior de Amynthas (DEM), de 46 anos, recebeu uma das 31 doses do imunizante que foram destinadas para a região, que tem uma população aproximada de 5 mil pessoas.


Após ser alvo de críticas, o prefeito que não integra o grupo de risco se justificou nas redes sociais. Amynthas alegou que o gesto foi uma tentativa de “incentivar a população para que tomasse a vacina”. O prefeito também alegou que os estados e municípios possuem autonomia para adequar a vacinação contra o coronavírus conforme a realidade das regiões.


O prefeito desmentiu as versões que apontam que ele tentou se privilegiar do cargo que ocupa para furar fila e disse que, na realidade, o gesto teve uma intenção nobre.


“O vídeo foi feito pela minha própria assessoria e amplamente divulgado por mim. Por representar um propósito nobre, de defesa e da saúde do nosso povo de Itabi. Se não houvesse nobreza, boa intenção no meu gesto, eu teria tomado a vacina às escondidas. E vacinaria também minha esposa, meu filho de 8 anos e meus pais”.


O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) pediu explicações à Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) sobre supostos fura-filas na vacinação contra a Covid-19 na capital. O órgão afirma ter “informações de que pessoas que não integram os grupos de risco prioritários estariam recebendo, nesta primeira fase da vacinação no Distrito Federal, doses do imunizante CoronaVac”.


Em ofício, o MP deu 48 horas para que a SES-DF preste esclarecimentos sobre a denúncia. Segundo a secretaria, “servidores que forem vacinados sem atenderem aos critérios estabelecidos pelo ministério da saúde, irão responder administrativamente, além de seus gestores”.


Defensoria, MP e TCE cobram o Estado do Amazonas sobre o total de doses distribuídas entre os municípios. Consta no site do Ministério da Saúde que chegariam para Manaus 101 mil doses de vacina e só chegaram 40 mil. Segundo o ofício enviado ao governo pelos órgãos de controle, outros municípios também receberam menos, como Parintins, que iria receber 4.974 doses, mas recebeu pouco mais de mil esta semana.


“Não há transparência alguma nos dados, estamos enviando ofícios sobre essa falta de informações ao governo do Estado desde a primeira fase da pandemia”, afirmou defensor público do Estado, Rafael Barbosa.

Últimas Notícias

bottom of page