top of page

Fiep reúne representantes de Conselhos Municipais de Desenvolvimento de todo o Paraná

  • admjornale
  • há 2 minutos
  • 4 min de leitura

27/11/2025


ree

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) realizou nesta quinta-feira (27), em Curitiba, a primeira edição do evento “Conexão Fiep: diálogo com os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Paraná”. O encontro, que reuniu representantes de 26 dos 38 conselhos municipais mapeados no estado, teve como objetivo promover a troca de experiências, identificar as principais necessidades e definir ações conjuntas que podem servir para fortalecer ainda mais a atuação dessas organizações, criando uma Rede de Conselhos de Desenvolvimento no Paraná.



“Este é o primeiro encontro dos Conselhos de Desenvolvimento dos Municípios do Paraná, com o intuito de fazer uma troca de experiências e, ao final, buscar uma agenda construtiva”, ressaltou o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos. “Esses Conselhos são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento dos territórios e, muitas vezes, todos têm os mesmos problemas e as mesmas dúvidas. Com esta iniciativa, a Federação das Indústrias pretende colaborar o máximo possível para que a gente consiga trazer cada vez mais os líderes empresariais para discutir o futuro dos nossos municípios e, automaticamente, do nosso estado”, completou.


Vasconcelos destacou, ainda, que o planejamento de longo prazo observado nos municípios que possuem Conselhos de Desenvolvimento ativos influencia também na evolução da indústria local. “A importância de se planejar a longo prazo com certeza tem impacto direto nos planos de política industrial. Nós precisamos trazer o entendimento do desenvolvimento econômico, inclusive os benefícios que a indústria traz para os territórios. Por isso, essa oportunidade de interação é fundamental”, disse.


Subsídios e casesAlém de uma palestra realizada pelo presidente do Sistema Fiep, que trouxe reflexões sobre a importância da atuação desses instrumentos de mobilização social, a programação do encontro contou também com uma apresentação feita por Paulo Takito, diretor da Urban Systems, que atua com consultorias na área de desenvolvimento urbano, econômico e sustentável das cidades. No Paraná, a empresa já atuou no auxílio da construção de planos estratégicos para municípios como Ponta Grossa e Cascavel. Takito descreveu as etapas necessárias para a elaboração de um plano estratégico colaborativo, destacando principalmente que os debates sempre devem ser baseados em dados e informações concretas.


Além disso, foi realizado um painel com as participações do gerente-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Matheus Ziermann, e do presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel (Codesc), Ricardo Lora, que apresentaram os cases de organização social nos dois municípios, destacando ainda a importância da iniciativa promovida pela Fiep de aproximar os representantes das cidades.


“Os conselhos são uma ferramenta relativamente nova, são poucas cidades que têm conselhos já funcionando há mais de 15 ou 20 anos”, lembrou Lora. “Tem muita gente ainda iniciando, então a troca de experiências é muito importante: o que tem dado certo em uma cidade, o que não tem funcionado em outra. E a Fiep entra como uma mola propulsora, com dados, com informações e uma estrutura que pode apoiar todos os Conselhos de Desenvolvimento do estado de uma forma bem ampla”, completou.


Sobre o Codesc, Lora ressaltou que o conselho atua principalmente para que, de 4 em 4, a sociedade civil organizada consiga garantir que seus anseios e planos para o futuro sejam mantidos e garantidos gestão após gestão da prefeitura. “Isso impede que novos grupos políticos, quando assumem, venham com planos que estejam desalinhados com tudo aquilo que a gente começou”, explicou.


Já Ziermann relembrou que o Codem, criado em 1996, foi um dos pioneiros em termos de Conselhos de Desenvolvimento no Paraná. “Desde então, vem atuando junto com a gestão pública, trazendo um pensamento sobre quais são os caminhos que a cidade tem que seguir, em longo prazo, para se desenvolver cada vez mais forte”, afirmou.


Ele acrescentou ainda que também considera a iniciativa da Fiep relevante para aprimorar a atuação dessas instituições. “É uma troca de experiências para a gente falar quais são os caminhos, os desafios e os acertos que nós tivemos, que podem ajudar outros conselhos a se fortalecer e, consequentemente, fortalecer as suas cidades também. Por parte do Codem, é sempre bom a gente entender como as cidades estão olhando o seu desenvolvimento e trazer ideias também para incorporar dentro do nosso desenvolvimento para Maringá”, completou.


A programação contou ainda com uma apresentação de plataformas desenvolvidas pelo Observatório Sistema Fiep que podem contribuir para o planejamento do desenvolvimento dos municípios. Entre eles, ferramentas como o Observatório dos Pedágios, a IGEM – Inteligência para Gestão Municipal e o monitoramento da matriz energética do estado. Por fim, foram realizadas algumas dinâmicas entre os participantes para definir os próximos passos na formação de uma Rede de Conselhos de Desenvolvimento no Paraná.


FAÇA PARTE DO CANAL DE COMUNICAÇÃO DO SISTEMA FIEP


Faça parte do Canal do Sistema Fiep no WhatsApp! Entre direto com o link: https://t2m.io/CanalComunicacao.Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que o Sistema Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.

 

Foto: Gelson Bampi


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page