top of page

Fiep intensifica relações com América do Norte para ampliar oportunidades à indústria paranaense

  • admjornale
  • há 41 minutos
  • 4 min de leitura

23/01/2026


Com uma pauta estratégica voltada à internacionalização, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) tem promovido, neste mês de janeiro, uma série de ações institucionais com foco na geração de negócios, parcerias e investimentos entre o setor industrial paranaense e países da América do Norte. As iniciativas, promovidas principalmente por meio do programa Paraná4Business, fortalecem a política de inserção global da indústria do estado e evidenciam o papel ativo da Fiep na promoção de um ambiente mais competitivo e conectado às novas cadeias globais de valor.


Parceria com o CanadáNa quarta-feira (21), foi assinada, no Campus da Indústria, em Curitiba, um termo de cooperação técnica entre a Fiep e a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC). O acordo, inserido no programa Paraná4Business, lançado no ano passado pela Federação, visa ampliar a cooperação bilateral, apoiar a internacionalização de empresas e atrair investimentos canadenses para o estado.


A cerimônia de assinatura contou com as presenças dos presidentes do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, e da CCBC, Hilton Nascimento, além do consultor de desenvolvimento de mercado e negócios da Câmara, Armínio Calonga, e do vice-presidente da Fiep José Carlos de Godoi, vice-coordenador do Conselho Temático de Negócios Internacionais da entidade. A agenda incluiu também um encontro com empresários e representantes institucionais para a apresentação de oportunidades de cooperação nos setores prioritários definidos para 2026.


Para a Fiep, a aproximação com a CCBC é estratégica e contempla ações como missões empresariais, participação em feiras internacionais e rodadas de negócios. Entre as iniciativas em andamento estão uma rodada de negócios com o setor da madeira, entre os dias 23 e 27 de março, a presença paranaense na feira SIAL Canadá e a organização de roadshows voltados à promoção internacional do estado. A CCBC também passará a utilizar o Hub de Internacionalização, espaço na sede da Fiep, em Curitiba, destinado a parceiros do programa Paraná4Business.


Ao assinar o termo, Vasconcelos destacou que a cooperação é fundamental para alavancar os resultados das instituições no processo de internacionalização da indústria. “Precisamos nos ajudar ao máximo porque o sucesso de vocês é o nosso sucesso”, disse. Além da abertura de mercado para produtos do estado no Canadá, o presidente do Sistema Fiep considera que a parceria pode contribuir também para a atração de investidores canadenses ao Paraná, em áreas como infraestrutura ferroviária, desenvolvimento tecnológico e beneficiamento de terras raras, entre outras.


Nascimento, por sua vez, destacou que o Canadá, tradicional parceiro comercial dos Estados Unidos, está em um processo de transição atualmente que abre possibilidades para empresas brasileiras explorarem o mercado do país. “Para nós, brasileiros, surge a oportunidade de ampliar a relação com o Canadá, por isso precisamos nos organizar para fazer a entrada de produtos brasileiros lá”, disse Nascimento. “Além disso, o Canadá é o país do mundo que mais tem acordos comerciais. Promover uma parceria de uma empresa brasileira com uma canadense é abrir oportunidades também para outros mercados”, completou, acrescentando ainda que a CCBC tem intenção também de fomentar negócios internacionais de pequenas indústrias brasileiras.


Mercado mexicano


No dia anterior, terça-feira (20), a Fiep recebeu a visita da Bramexcam – Câmara Brasil-México, com o objetivo de identificar sinergias e novas oportunidades para a indústria paranaense no mercado mexicano. O encontro, realizado também no Campus da Indústria, contou com a presença do presidente da Bramexcam, Liborio Rauber, e do gerente de Relações Internacionais da Fiep, Higor Bezerra de Menezes.


Durante o encontro, Menezes apresentou o programa Paraná4Business e destacou as funcionalidades da vitrine digital de oportunidades, o suporte institucional e a infraestrutura de internacionalização que a entidade tem desenvolvido. Também foram discutidas possibilidades de cooperação em áreas como tecnologia, comércio e investimentos. Ao final do encontro, foi manifestado o interesse mútuo na construção de um memorando de entendimento futuro, com definição de ações conjuntas que possibilitem o aumento da integração das cadeias produtivas e ampliação do comércio bilateral entre Paraná e México.


Conferência SelectUSA 2026Encerrando a agenda com países da América do Norte em janeiro, a Fiep receberá, na próxima segunda-feira (26), a Conferência SelectUSA 2026, realizada em parceria com a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil. O evento acontece também no Campus da Indústria, em Curitiba, e reunirá autoridades norte-americanas e brasileiras, além de empresários e representantes de sete estados dos EUA.

Com foco na atração de investimentos e inserção de empresas brasileiras no mercado americano, a conferência trará painéis temáticos sobre internacionalização, desafios regulatórios e casos de sucesso. No período da tarde, a rodada de negócios facilitará conexões entre empresas brasileiras e representantes de oito estados norte-americanos, ampliando as oportunidades comerciais para a indústria do Paraná.

As inscrições para a conferência podem ser feitas neste link.


Ecossistema de internacionalizaçãoTodas essas iniciativas reforçam o compromisso da Fiep com o fortalecimento da competitividade e da representatividade da indústria paranaense em escala global. Com uma atuação consistente e propositiva, a Federação tem consolidado sua presença nos principais fóruns e eventos internacionais, sempre com o propósito de transformar o Paraná em referência em inovação, produtividade e integração global.


FAÇA PARTE DO CANAL DE COMUNICAÇÃO DO SISTEMA FIEPFaça parte do Canal do Sistema Fiep no WhatsApp! Entre direto com o link: https://t2m.io/CanalComunicacao.Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que o Sistema Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.

 

 

Foto: João Vidolin Vidal



 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page