Festival de Inverno dos Jogos de Aventura e Natureza começa neste fim de semana
- 4 de jul. de 2023
- 1 min de leitura
04/07/2023
Evento reúne mais de 40 modalidades esportivas

Começa neste fim de semana (07 a 09), no Litoral do Paraná, o Festival de Inverno 2023, que marca a segunda etapa dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) da edição deste ano. O festival vai até o dia 23 de julho, em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina e Paranaguá.
Serão disputadas mais de 40 modalidades esportivas, incluindo campeonatos nacionais, estaduais, oficinas e apresentações.
Criados pelo Governo do Paraná, em 2019, os Jogos de Aventura e Natureza (JANs) são um projeto inovador que une a prática esportiva e o turismo, pois acontece de forma itinerante em cenários paranaenses que chamam atenção pela beleza da natureza.
O objetivo é incentivar o esporte e fomentar a economia regional, além de levar lazer à população. Trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil em formato e abrangência.
O Festival de Inverno é organizado pela Secretaria do Esporte, e realizado em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e Secretaria de Cultura, com apoio das prefeituras e das federações esportivas de cada modalidade.
A edição 2023 dos Jogos de Aventura e Natureza foi aberta com a etapa Norte, realizada em Londrina, Arapongas, Alvorada do Sul, Primeiro de Maio e Sertanópolis. Ao todo, os JANs terão neste ano quatro etapas: Norte, Festival de Inverno, Corredor das Águas e Angra Doce.
“Os JANs prometem movimentar todo o Estado através de competições, clínicas esportivas e apresentações, utilizando o esporte como indutor do turismo, gerador de emprego, renda e desenvolvimento econômico”, afirma Tiago Campos, diretor de Inovação e Incentivo ao Esporte da Secretaria do Esporte. “Esperamos que o público compareça, participe e se divirta”.







Comentários