top of page

Festa da Cidade de São José dos Pinhais atraiu mais de 300 mil pessoas e impulsionou economia local

  • 23 de mar.
  • 5 min de leitura

23/03/2026


A Festa da Cidade de São José dos Pinhais encerrou mais uma edição consagrada como um grande sucesso de público, organização e impacto social. Durante os seis dias de programação, mais de 300 mil pessoas passaram pelos seis dias de evento — vindas também de diferentes cidades e até de outros estados e ajudaram a consolidar a festa como um dos maiores eventos da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).


Com uma estrutura robusta, segurança reforçada e uma programação musical diversificada, o evento proporcionou uma experiência completa ao público. A festa teve início no dia 14 de março, com apresentação do Grupo Morada, seguida por uma missa show do Padre Reginaldo Manzotti, realizada no dia 15.


O evento teve continuidade nos dias 19, 20, 21 e 22 de março, com shows nacionais da banda Jota Quest, Léo Santana, Simone Mendes e Luan Santana, respectivamente. A festa também teve apresentações de artistas locais que animaram o público ao longo dos dias.


A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, agradeceu a participação de todos e destacou que a Festa da Cidade integrou a população, valorizou a cultura local e impulsionou a economia do município.

“O sucesso do evento é resultado de um planejamento cuidadoso e do trabalho conjunto de diversas equipes. Encerramos essa edição com um sentimento de orgulho e dever cumprido. Foi uma festa linda, organizada, segura e pensada para todos. Recebemos milhares de pessoas de São José dos Pinhais, da região e até de outros estados, o que mostra a força e a importância do nosso evento”, afirmou Nina.

A organização do espaço, a disposição dos palcos e a logística de circulação foram pontos amplamente elogiados por quem participou. Entre os visitantes, a avaliação foi marcada pela surpresa positiva, especialmente entre aqueles que estiveram no evento pela primeira vez.

É o caso do enfermeiro Angus Wothan Leites, de 30 anos. Ele destacou o nível de organização e a qualidade da estrutura. Segundo ele, a experiência superou as expectativas. “Achei muito organizado, com boa estrutura e segurança adequada. O espaço estava bem distribuído e com áreas bem organizadas”, afirmou.

Angus contou ainda que foi ao evento pela primeira vez, acompanhado de amigos, e conseguiu aproveitar plenamente a programação. “Gostei bastante do show do Jota Quest, teve muita energia e interação com o público”, relatou ele.

Quem também esteve presente foi a analista de departamento pessoal Magda Souza, de 34 anos. “Foi excelente, divertido demais. O show do Léo Santana foi o mais animado de todos”, disse.

De acordo com ela, a experiência foi compartilhada com familiares e amigos, o que tornou o momento ainda mais especial. “Fui com familiares e amigos, todos gostamos muito. Este ano o evento foi mais completo, com melhorias perceptíveis na organização dos espaços. O fato do palco secundário estar de frente para o principal ficou muito bom”, completou, garantindo presença nas próximas edições.


Inclusão que transforma experiências


Um dos destaques desta edição da Festa da Cidade de São José dos Pinhais foi o espaço dedicado às pessoas com deficiência (PCD), que garantiu acessibilidade, segurança e protagonismo. A iniciativa possibilitou que muitas pessoas vivenciassem, pela primeira vez, a experiência de um grande evento aberto.


Como é o caso da aposentada Kelly Cristhine de Lima Palhano, de 57 anos, que convive desde o nascimento com a osteogênese imperfeita, conhecida como “ossos de vidro”. Diretora da regional Paraná da Associação Nacional de Osteogênese Imperfeita (ANOI) e integrante da Aliança Paranaense de Síndromes e Doenças Raras, ela conta que sua condição sempre exigiu cautela extrema, especialmente em ambientes com grande aglomeração.

Por isso, participar da festa representou um marco pessoal. “Foi uma experiência maravilhosa e realizadora, que fará parte de uma das minhas melhores memórias para sempre”, afirmou Kelly. Ao lado do marido, ela acompanhou o show da cantora Simone Mendes, algo que carregava um valor simbólico especial. “A música ‘Daqui pra Frente’ tem um significado muito grande para mim e para o meu marido”, contou.

Segundo Kelly, o receio de acidentes e tumultos sempre a afastou de eventos desse porte. No entanto, a estrutura oferecida neste ano mudou completamente essa realidade. “Foi o primeiro show aberto que consegui acompanhar com conforto e, principalmente, segurança”, relatou.


A participante também fez questão de destacar o cuidado na organização e o apoio recebido para que sua presença fosse possível. Ela explicou que cada detalhe foi pensado para garantir acessibilidade e tranquilidade durante o evento, o que permitiu que ela vivenciasse o momento de forma plena.


Ao avaliar a estrutura do evento, foi enfática ao afirmar que o espaço PCD atendeu plenamente às necessidades. “Toda a estrutura estava muito bem preparada para receber pessoas com necessidades especiais”, disse. Para Kelly, a festa representou mais do que entretenimento: foi inclusão na prática.


Fomento à economia


A Festa da Cidade também se destacou pelo forte impacto econômico. A praça de alimentação foi um dos pontos mais movimentados, reunindo opções como hambúrgueres, espetinhos, churros e diversas outras alternativas gastronômicas, além de impulsionar o movimento em comércios da cidade, como restaurantes e distribuidoras de bebidas.

Para os empreendedores, o resultado foi expressivo. É o que conta Hellen Caroline, de 24 anos, da Serv Bem Salgados. Ela relatou que as vendas superaram as expectativas, impulsionadas pelo grande fluxo de público. “O evento trouxe um movimento muito acima do registrado em dias comuns, refletindo diretamente no faturamento. As vendas foram excelentes, superaram minhas expectativas”, afirmou.

Hellen também destacou a importância da estrutura oferecida pela organização, que contribuiu para o bom desempenho dos negócios. “Ter um espaço organizado, com boa distribuição dos food trucks e apoio da organização faz toda a diferença”, disse.


Além do retorno financeiro imediato, ela ressaltou o ganho em visibilidade. “Conseguimos divulgar nossa marca, conquistar novos clientes e atingir um retorno muito grande”, completou, ao enfatizar que a participação em eventos desse porte vale a pena não apenas para os empreendedores, mas para toda a cidade.


Outra comerciante que participou do evento foi Edina Aparecida da Costa, de 45 anos, da Ki-Pastel, que reforçou o impacto positivo na renda familiar e na divulgação dos produtos. Ela explicou que eventos como esse representam uma parcela significativa do faturamento, especialmente para quem trabalha exclusivamente com esse tipo de atividade. “As vendas foram muito boas, com um aumento muito grande em comparação a outros eventos”, relatou.

Na avaliação de Edina, a estrutura foi determinante para atrair o público. “A praça de alimentação estava bem organizada, com espaço, mesas, cadeiras e cobertura. Isso faz com que as famílias se sintam à vontade para consumir”, afirmou. Ela também destacou o papel do evento na geração de renda e oportunidades. “Um evento desse porte impacta diretamente na renda da minha família e ajuda muito na divulgação da marca”, disse, ao concluir que participar da festa é sempre vantajoso: “Além da renda, ainda conseguimos aproveitar os shows, que foram maravilhosos”.

Para mensurar o impacto econômico, um levantamento de dados quantitativos e qualitativos está sendo preparado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semuc) e o Conselho Municipal de Cultura. Em breve, o relatório deve ser disponibilizado ao público.


Serviços mais perto da população


Além do entretenimento, a Festa da Cidade também cumpriu um importante papel social ao oferecer serviços públicos à população. Durante o evento, foram emitidas 461 carteiras de identificação e realizadas 1.027 entrevistas em mutirões de emprego, resultando na contratação de 100 pessoas.


Também foram registrados 68 cartões VEM emitidos, 116 recargas e 62 atendimentos de alistamento militar. Outros serviços incluíram 28 atendimentos relacionados ao CPTEA, 63 orientações sobre castração de animais e 476 atendimentos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A programação também incentivou a qualificação profissional, com 50 mulheres inscritas no curso de operador de empilhadeira, ampliando oportunidades de inserção no mercado de trabalho.


Com público expressivo, estrutura elogiada, impacto econômico relevante e avanços concretos na inclusão, a Festa da Cidade de São José dos Pinhais encerra mais uma edição consolidando seu papel e deixando expectativas ainda maiores para os próximos anos.

 

 

 

Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais

 


 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page