top of page

FAS tem programação pelo Dia de Luta da População em Situação de Rua

  • Foto do escritor: JORNALE
    JORNALE
  • há 38 minutos
  • 2 min de leitura

19/08/2025


São oficinas, rodas de conversa, visitas a museus, apresentações culturais e sessões de cinema


ree

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado nesta terça-feira (19/8), a Fundação de Ação Social (FAS) promove, durante todo o mês de agosto, uma série de atividades voltadas à integração e ao fortalecimento de vínculos das pessoas em situação de rua.

 

São oficinas, rodas de conversa, visitas a museus, apresentações culturais e sessões de cinema. As atividades acontecem especialmente nas unidades da FAS que atendem a esse público.

 

A Prefeitura de Curitiba mantêm uma rede de proteção social reconhecida nacionalmente, que atua de forma integrada para garantir direitos e promover a cidadania da população em situação de rua. As ações envolvem diversas políticas públicas, com destaque para a assistência social, além das áreas de segurança alimentar e nutricional, defesa social, saúde, educação, trabalho e qualificação profissional, cultura, esporte e lazer, desenvolvimento humano e habitação.

 

Pela FAS, são oferecidos serviços que buscam não apenas o acolhimento, mas também a reinserção social e a construção de novos projetos de vida.

 

“Nosso empenho é dar oportunidade para que as pessoas em situação de rua possam reconstruir suas histórias, fazer novos projetos de vida e deixar definitivamente as ruas. Cada ação é pensada para valorizar a dignidade humana e mostrar que todos podem ter uma nova chance”, destaca o presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues.

 

Rede de serviços

Na área da assistência social, o município mantém dez Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e três Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop). Nesses espaços, as pessoas recebem atendimento especializado, orientação, encaminhamentos e apoio para acesso a direitos.

 

Para a diretora de Atenção à População em Situação de Rua da FAS, Maria Vanderleia Garcia Santos, os Centros Pop são fundamentais para a construção de estratégias realistas e efetivas de superação da situação de rua. “Nessas unidades, as equipes olham cada usuário com respeito à sua história, limitações e potencialidades, construindo com eles, e não para eles, caminhos de mudança”, explica.

 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page