FAS recebe 2 toneladas de doações de Ourinhos para vítimas do tornado em Rio Bonito do Iguaçu
- admjornale
- há 2 horas
- 2 min de leitura
19/11/2025

A Fundação de Ação Social (FAS) recebeu nesta quarta-feira (19/11) duas toneladas de donativos enviados pelo município de Ourinhos (SP) para apoiar as vítimas do tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no último dia 7. O carregamento chegou a Curitiba em um caminhão com roupas, água mineral, alimentos não perecíveis, cobertores e itens de higiene pessoal e limpeza.
Os donativos foram arrecadados ao longo de uma semana pelo Fundo Social do Município de Ourinhos, presidido pela primeira-dama Jayne Gonçalves, que mobilizou a população em dois pontos de coleta. O Fundo Social trabalha na promoção de ações sociais e de qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Segundo Letícia Barão Ribeiro Moreira, assessora da primeira-dama e membro do Fundo Social, a parceria com Curitiba foi fundamental para garantir o encaminhamento das doações. “Decidimos mandar para a capital, já que a Defesa Civil recomenda que as doações sejam levadas para outros municípios. Optamos pela capital e agradecemos esse apoio para fazer com que as doações cheguem às pessoas em situação de vulnerabilidade social de Rio Bonito do Iguaçu”, explicou.
As doações foram armazenadas no Disque Solidariedade, serviço da FAS responsável pela coleta, triagem e distribuição de donativos para famílias em situação de vulnerabilidade social em Curitiba. Os itens serão transportados até Rio Bonito do Iguaçu nos próximos dias, junto às novas remessas organizadas pela Prefeitura.
Primeira ajuda
O primeiro envio foi feito na última segunda-feira (17/11), acompanhado pelo prefeito Eduardo Pimentel. Ao todo, foram 15 toneladas de doações, incluindo 10 toneladas de alimentos distribuídos em 799 cestas básicas, 3 mil peças de roupas e calçados, cinco colchões de solteiro, um berço com colchão, uma bicicleta infantil, além de caixas de produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza.
Para ajudar na reconstrução das casas atingidas, foram enviados ainda 130 portas com caixilhos, 80 caixilhos avulsos, seis fardos de forro de PVC, pacotes de pregos e parafusos e 10 m² de cerâmica. Também seguiram 75 kg de ração para pets. O transporte foi realizado por três caminhões do Disque Solidariedade, escoltados por duas viaturas da Defesa Civil de Curitiba. Uma equipe da Legião da Boa Vontade (LBV), responsável por cinco toneladas das doações, acompanhou a entrega.
Trabalho continua
A campanha solidária continua com pontos de coleta nas dez regionais de Curitiba. Itens de higiene pessoal, materiais de limpeza e alimentos não perecíveis podem ser entregues em qualquer um dos 61 pontos distribuídos pela cidade. Já materiais de construção devem ser encaminhados exclusivamente ao Disque Solidariedade, na sede da FAS, no Campo Comprido.
Foto: Sandra Lima





Comentários