FAS homenageia funcionários mais antigos no Dia do Servidor Público
- admjornale
- há 50 minutos
- 2 min de leitura
28/10/2025

Os funcionários mais antigos da Fundação de Ação Social (FAS) foram homenageados nesta terça-feira (28/10), data em que se comemora o Dia do Servidor Público. Dez profissionais com décadas de atuação na assistência social de Curitiba foram recebidos pelo presidente da fundação, Renan de Oliveira Rodrigues, no gabinete.
No encontro, marcado por emoção e lembranças, os homenageados receberam certificados de reconhecimento pelo comprometimento e dedicação ao serviço público e foram presenteados com convites para uma apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba.
“Estamos fazendo esta singela homenagem para agradecer por todo o trabalho que vocês vêm desenvolvendo ao longo das últimas décadas em prol das famílias que mais precisam em Curitiba”, destacou Renan.
Orgulho de ser servidor
Entre os homenageados está Doroti Lopes de Oliveira, a servidora mais antiga da FAS, com 47 anos de atuação no município. Ela ingressou na Prefeitura em 1978, quando ainda trabalhava nas antigas creches, e recorda uma história marcante da carreira.
“Por ser formada em enfermagem, consegui salvar uma criança de quatro meses com apneia. Tudo o que vivi como servidora daria para escrever um livro, com muitas histórias boas e outras trágicas”, contou Doroti, que atualmente integra a equipe do Serviço de Abordagem da Central de Encaminhamento Social (CES) 24 horas. “Agradeço muito pelo convite e pela lembrança”, completou.
A servidora Débora Maria Pacheco de Carvalho, com 41 anos de trajetória na Prefeitura, falou com emoção sobre o reconhecimento. “Esta é a primeira vez que somos homenageados pelo tempo e pela dedicação. Comecei como estagiária, depois passei no concurso e sigo atuando com amor e comprometimento. Ao longo dos anos, passei por vários setores, mas nunca deixei de pensar na qualidade do trabalho e na importância da nossa missão”, afirmou.
De acolhido a servidor
Outro momento marcante da homenagem foi o depoimento do educador social Edson Biano Pereira, que se emocionou ao relembrar sua história de superação. Durante a infância, ele viveu em situação de rua e chegou a ser acolhido pela instituição que mais tarde se tornaria a FAS.
“Quando eu era menino e estava acolhido aqui, pensava no dia em que teria uma casa e uma televisão para escolher o canal que eu quisesse. Hoje, estar aqui como servidor é uma emoção enorme”, contou Edson, que trabalha na Prefeitura desde 1987 e hoje está no Centro Intersetorial de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua (FAS SOS).
Também foram homenageados Maria Elena Mazurek Moura (39 anos de trabalho), Nadia Maria Sacco Porres Lopes (37 anos), Paulo Cesar Canelo (36 anos) e Valdecir Raimundo de Souza (35 anos de serviço público). E, ainda, Lenir da Silva Domingues (38 anos), Jane Aparecida Ferreira Guertes (37 anos) e Katia Regina Vieira de Ramos (37 anos).
Foto: Sandra Lima.








