top of page

Farmácia Regional da CIC já atende 491 moradores com medicamentos de alto custo gratuitos

há 50 minutos
3 min de leitura

23/10/2026


L. Cruz Ferreira/SECOM
L. Cruz Ferreira/SECOM



Medicamentos especializados de alto custo e que antes exigiam deslocamentos até o Centro de Curitiba agora estão disponíveis perto da casa dos 200 mil moradores de uma das regiões mais populosas da capital. A Farmácia Regional da CIC, inaugurada em setembro pelo prefeito Eduardo Pimentel, completou seu primeiro mês de funcionamento com 491 usuários atendidos e a oferta gratuita de 57 fármacos de alto custo e antirretrovirais.


O projeto-piloto da Prefeitura de Curitiba, disponível na Rua da Cidadania da CIC, facilita o acesso a medicamentos de alto custo para tratamentos especializados e representa um avanço na descentralização dos serviços do SUS da capital.


Apenas os moradores da Regional CIC podem se cadastrar para receber os fármacos no local.


O serviço regionalizado da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem capacidade para atender cerca de 1.500 usuários por mês.


“Com a Farmácia Regional da CIC, levamos esse cuidado para mais perto de casa dos cidadãos, garantindo mais comodidade e qualidade de vida. São pessoas que dependem de tratamentos contínuos e que, muitas vezes, precisavam periodicamente atravessar a cidade para retirar seus medicamentos. A partir de 2027, planejamos estender esse modelo a todas as regionais da cidade”, afirma Tatiane Filipak, secretária municipal de saúde.

A Farmácia Regional da CIC disponibiliza 47 medicamentos especializados de alto custo, incluindo opções para diabetes, colesterol elevado, doenças autoimunes, respiratórias e inflamatórias, entre outras condições.


Antes da implantação do serviço, os moradores da CIC, Augusta, Riviera e São Miguel precisavam se deslocar até a Farmácia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Centro, para retirar os itens especializados.


O serviço na Rua da Cidadania da CIC também passa a funcionar como uma nova Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM) para a retirada de dez antirretrovirais.


Na prática

O novo serviço da Prefeitura de Curitiba já faz diferença na rotina da telefonista Márcia Cristiane Ferraz, 51 anos. Ela esteve na Farmácia Regional da CIC, na última terça-feira (20/10), para retirar os medicamentos Dapagliflozina, utilizado no tratamento do diabetes, e Atorvastatina Cálcica, indicada para o controle do colesterol. Os medicamentos são para o marido, José Roberto, que realiza tratamento para as duas condições de saúde.


“Antes a gente precisava ir sempre ao Centro. Agora, como somos atendidos na Unidade de Saúde Campo Alegre, na Avenida das Indústrias, podemos ir na consulta, para renovar a receita, e pegar os medicamentos aqui, a dez minutos de casa”, comemora Márcia.


Outra moradora beneficiada com a Farmácia Regional da CIC é a dona de casa Fabiola Steklain Maba, 42 anos, que se cadastrou no serviço, também esta semana, para ter acesso aos medicamentos especializados necessários ao tratamento de uma doença inflamatória crônica do intestino.


“Moro aqui no bairro e vou poder retirar meus remédios, a Dapagliflozina e a Atorvastatina, aqui na Rua da Cidadania da CIC. Quando me falaram que a Farmácia do Estado ficava no Centro, eu já comecei a me preocupar com os deslocamentos. Agora estou tranquila”, reconhece Fabiola.


Como solicitar

A farmacêutica Lays Andrea Montalli Mayer, que integra a equipe da Farmácia Regional da CIC, explica que o acesso aos medicamentos especializados pela Prefeitura segue os mesmos critérios e protocolos adotados pela Farmácia do Estado.


A solicitação pode ser realizada tanto por médicos das unidades de saúde da Atenção Primária quanto por profissionais de consultórios particulares ou de planos de saúde. Já a retirada pode ser feita pelo próprio paciente ou familiar cadastrado previamente.


“Em todos os casos, é necessário ter residência nos bairros que integram a Regional e apresentar a documentação exigida, conforme os protocolos clínicos estabelecidos para cada tratamento e medicamento. Após a primeira retirada, as dispensações seguintes são agendadas automaticamente”, explica a farmacêutica da SMS.


A Farmácia Regional da CIC conta em sua equipe com um farmacêutico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem.


Rede de distribuição

Vinculada à Assistência Farmacêutica da SMS, a Farmácia Regional da CIC integra uma rede de distribuição gratuita de medicamentos da Prefeitura. Os dispensários das 109 unidades de saúde entregam 136 itens da Farmácia Curitibana, mediante apresentação de receitas prescritas por profissionais SUS (unidades de saúde, Central Saúde Já ou Central de Cuidados Contínuos, hospitais SUS).


“De setembro do ano passado a setembro deste ano, os dispensários das unidades de saúde atenderam perto de 900 mil curitibanos, com fármacos para hipertensão, diabetes e asma, entre outros”, conta a coordenadora da Assistência Farmacêutica da SMS, Juliana Skraba Assad Silva.


Serviço:

Farmácia Regional da CIC

Dias e horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30

Local: Rua da Cidadania da CIC (Rua Orlando Luís Lamarca, 438, Vila Nossa Senhora da Luz, CIC)


Texto: Roberto Couto

Prefeitura de Curitiba


 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page