Farmácia Popular em Pinhais: uma alternativa eficiente para o acesso a medicamentos
- admjornale
- há 32 minutos
- 2 min de leitura
04/02/2026

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, orienta a população sobre a importância de utilizar o Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) como opção para a retirada de medicamentos de uso contínuo e gratuitos. A iniciativa federal, operacionalizada por farmácias privadas credenciadas, visa otimizar a distribuição e o acesso a insumos essenciais.
De acordo com a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, a utilização do PFPB pela população representa um benefício duplo, pois garante o tratamento do paciente e contribui para a racionalização dos recursos públicos de saúde no município. “A priorização do Programa Farmácia Popular é uma medida que visa a economia de recursos orçamentários. Ao utilizar a rede credenciada, o cidadão auxilia Pinhais a reduzir esses custos, permitindo que os recursos economizados sejam direcionados para outras necessidades da Assistência Farmacêutica e áreas da saúde municipal”, explica.
Medicamentos essenciais e acesso gratuito
A Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de Pinhais inclui 22 medicamentos que também são oferecidos sem custo por meio do Programa Farmácia Popular. Isso abrange o tratamento para condições crônicas como: hipertensão, diabetes, asma, dislipidemia, entre outras.
Para retirar medicamentos na rede credenciada, basta ir a uma das farmácias conveniadas, identificadas pelo selo do programa, portando:
Receita médica válida (dentro do prazo de validade).
Documento de identificação com foto.
O programa está disponível em farmácias distribuídas em diversos bairros de Pinhais, como: Centro, Pineville, Vargem Grande, Maria Antonieta, Weissópolis, Estância Pinhais e Emiliano Perneta.
Embora o uso do PFPB seja incentivado para a otimização de custos, a Secretaria de Saúde esclarece que o fornecimento nas Unidades de Saúde da Família continua disponível.
Serviço
Confira a lista de Farmácias Populares disponíveis em Pinhais no site do Ministério da Saúde por meio do link:
Foto: Prefeitura de Pinhais








