Estudantes de escolas de Curitiba participam do Torneio Brasil de Robótica
- admjornale
- há 23 horas
- 1 min de leitura
10/12/2025

De 11 a 15 de dezembro, estudantes da rede municipal de Curitiba participam da etapa nacional do Torneio Brasil de Robótica (TBR), em Belo Horizonte (MG). Participarão da competição as equipes de robótica das Escolas Municipais Prefeito Omar Sabbag (Cajuru) e Papa João XXIII (Portão), que já receberam os vouchers para a viagem.
Somente este ano, as equipes de robótica de alta performance das escolas municipais de Curitiba já conquistaram 25 prêmios em competições estaduais, nacionais e internacionais.
O destaque foi para o Torneio Internacional de Robótica, no Chile (ITR Chile 2025), em setembro.
A Robótica educacional contribui para a aprendizagem por meio da construção e programação de modelos de robôs que executam determinadas tarefas. Essas ações desenvolvem competências socioemocionais como cooperação, senso de responsabilidade, criatividade, autonomia, senso crítico, flexibilidade e autodeterminação, entre outras.
De maneira multidisciplinar, os estudantes usam a lógica como elemento estruturante do trabalho que envolve os componentes curriculares abordando conceitos de Matemática, Física, Engenharia, Computação, Design, Ciência e Tecnologias.
O secretário Jean Pierre Neto (Educação) explica que as atividades de robótica incentivam, nos estudantes, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e lógicas, porque são desafiados a pensar de maneira crítica e encontrar soluções para problemas práticos.
“Incentivamos a pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, além do trabalho em equipe. Eles compartilham experiências, debatem possíveis soluções e resolvem problemas com autonomia”, afirma.
Foto: Luiz Costa/SME









Comentários