19/02/2024
Proposta de norte-americanos alerta sobre possível ofensiva israelense na cidade de Rafah

Os Estados Unidos propuseram um cessar-fogo ao Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) para “ressaltar o apoio do órgão a uma trégua temporária em Gaza o mais rápido possível”.
A proposta dos norte-americanos cita que uma ofensiva terrestre israelense em Rafah “resultaria em mais danos aos civis e no seu maior deslocamento, incluindo potencialmente para países vizinhos”. A cidade faz fronteira com o Egito e foi considerada por Israel a área mais segura da Faixa de Gaza.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou em 9 de fevereiro que ordenou um plano de ataque em Rafah, ao sul do enclave. Ofensivas aéreas foram conduzidas em 11 de fevereiro.
Joe Biden, presidente dos EUA, pediu ao premiê que não prossiga com ações militares na cidade sem que haja um “plano realista e executável para garantir a segurança e o apoio aos civis” no local.
Tradicionalmente aliados a Israel, os Estados Unidos já vetaram duas propostas de cessar-fogo na ONU e se absteve de votar em outras duas ocasiões.
Foto: AP
Comments