Estado lança edital de R$ 12,5 milhões para revitalizar Parque da Ciência Newton Freire Maia
- admjornale
- há 7 minutos
- 2 min de leitura
01/12/2025

O Governo do Paraná, por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), publicou um edital para contratação da empresa que irá executar a revitalização do Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O investimento na modernização do espaço será de R$ 12,5 milhões. A revitalização ocorrerá em paralelo à construção do novo Planetário do Parque da Ciência, projetado para ser o mais moderno da América Latina, cujo processo licitatório também está em andamento.
Instalado em um terreno de 160,8 mil m² na Estrada da Graciosa, o Parque da Ciência reúne pavilhões temáticos, áreas de exposições, estruturas para atividades ao ar livre e equipamentos como o “Palco Paraná” – maquete gigante com cerca de 7 mil m² que reproduz o relevo, os principais rios e as vias de integração do Estado, recebendo estudantes e visitantes ao longo de todo o ano letivo.
“O Parque da Ciência Newton Freire Maia é um patrimônio da educação paranaense. A revitalização vai modernizar a infraestrutura, garantir acessibilidade em todos os ambientes e fortalecer a vocação do espaço como laboratório vivo de ciência, tecnologia e meio ambiente para estudantes de todo o Estado”, afirmou a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona.
As reformas incluem intervenções internas nos pavilhões, ampliando a capacidade de atendimento, e também nas áreas externas, em integração ao novo planetário.
Entre os espaços internos contemplados estão a recepção, a biblioteca, a lanchonete, o depósito, e quatro pavilhões temáticos: Cidade; Energia; Água; e Terra. Nestes ambientes serão feitas readequações sanitárias e adequações para ampliar a acessibilidade.
Na área externa, o plano prevê a revitalização de calçadas, passarelas e praças de convivência, com novo paisagismo. Também estão previstas melhorias na estrutura da Esfera – acesso que integra o percurso de visitação.
O edital prevê que a empresa vencedora da licitação deve garantir que o Parque da Ciência siga em funcionamento durante a execução das reformas, que têm prazo de 210 dias corridos a partir da emissão da ordem de serviço. Os detalhes da concorrência podem ser consultados no Portal Nacional de Compras Públicas e no portal Compras Paraná. A abertura das propostas está marcada para 17 de dezembro.
PARQUE DA CIÊNCIA – O Parque da Ciência, inaugurado em 2002, integra o complexo Newton Freire Maia, ao lado do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia e do Campus de Cinema da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
O espaço desempenha um importante papel na popularização da ciência no Estado. Com a requalificação em curso, o espaço será elevado a um novo patamar de excelência, integrando ciência, arte, tecnologia e cultura em um ambiente moderno, acessível e ambientalmente responsável.
Foto: Fundepar








