Estado e Assembleia firmam cooperação técnica para compras públicas
- JORNALE
- há 14 minutos
- 2 min de leitura
26/11/2025
A iniciativa amplia a eficiência das compras públicas dos Poderes

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração e da Previdência, e a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) firmaram um Termo de Cooperação e um Plano de Trabalho que permitirão ao Legislativo participar das Intenções de Registro de Preços (IRP) e aderir às Atas de Registro de Preços (ARP) conduzidas pelo Executivo. A iniciativa amplia a eficiência das compras públicas dos Poderes, além de facilitar o compartilhamento de soluções.
Na prática, aderindo às Atas de Registro de Preços do Estado, a Alep poderá apresentar seus quantitativos necessários e, com a compra conjunta, obter melhores preços.
Para Luizão Goulart, secretário de Estado da Administração e da Previdência (Seap), pasta responsável pelo Sistema de Registro de Preços no Estado do Paraná, a cooperação vai racionalizar ainda mais o uso do dinheiro dos contribuintes ao trazer vantagens para os processos de compras.
“Esta cooperação é para que a Assembleia Legislativa possa usar os serviços da Secretaria da Administração e da Previdência utilizando as atas e otimizando o processo de compras. A Seap tem esse papel de grande comprador do Governo do Paraná, sempre em busca de produtos e serviços de qualidade e com preço justo”, afirmou.
Para o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, o Termo de Cooperação e o Plano de Trabalho trazem celeridade, transparência e economia para as compras do Legislativo Estadual.
“A partir do momento em que o Estado compra em quantidades maiores, e a Assembleia pode aderir a essas atas, isso significa economia e transparência. Essa grande parceria entre Governo do Estado e Assembleia Legislativa, ambas instituições que têm Selo Diamante, é sinal de transparência e do bom ambiente político que existe no Paraná”, ponderou.








