top of page

Espaço Cultural da Assembleia recebe exposição de cutelaria artesanal de Curitiba

  • admjornale
  • 9 de jun.
  • 2 min de leitura

09/06/2025


Trabalho do artesão Miltão das Facas, reconhecido nacional e internacionalmente, pode ser conferido até quinta-feira (12), no Espaço Cultural da Casa.



A Assembleia Legislativa do Paraná abriu, no início da tarde desta segunda-feira (9), a exposição do artesão curitibano Miltão das Facas, que apresenta seu trabalho em cutelaria artesanal no Espaço Cultural da Casa.

Reconhecido no Brasil e no exterior por suas demonstrações e exposições de forjamento de facas, Miltão recebeu uma menção honrosa da segunda-secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP), proponente da mostra, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição à cultura artesanal do estado.


Morador do bairro Tingui, em Curitiba, Miltão atua há mais de 20 anos na produção artesanal de facas, espadas e peças personalizadas. Seu trabalho ganhou projeção nacional após a participação no programa Desafio Sob Fogo – América Latina, exibido pelo canal History Channel.


“Comecei a fazer facas em um momento difícil da minha vida, quando fiquei desempregado. Acabei me apaixonando por esse ofício, que se tornou uma verdadeira terapia. Depois da participação no programa de TV, a procura pelo meu trabalho cresceu muito”, relatou o artesão. “Fico extremamente honrado com essa homenagem da Assembleia Legislativa”, completou.


A deputada Maria Victoria destacou a importância do reconhecimento. “O Miltão das Facas já é um patrimônio cultural de Curitiba e do Paraná. Ele realiza um trabalho incrível, com uma técnica que é cada vez mais rara. É uma justa homenagem do Poder Legislativo, que também serve como incentivo à preservação dessa arte tão singular. O Miltão é um verdadeiro artista”, afirmou.


Serviço:Mostra: Cutelaria Artesanal – Miltão das FacasLocal: Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do ParanáData: até 12 de junhoHorário: das 8h às 18h


Foto: Orlando Kissner/Alep



留言


Últimas Notícias

bottom of page