top of page

Escolas estaduais se engajam para emissão do Título de Eleitor

  • Foto do escritor: JORNALE
    JORNALE
  • há 50 minutos
  • 2 min de leitura

11/11/2025


Ao todo, 28 escolas da rede estadual receberão mutirões de atendimento para emissão do Título de Eleitor


ree

A Semana do Voto Jovem teve início nesta segunda-feira (10) no auditório do Colégio Estadual Júlia Wanderley, em Curitiba, ação que integra a abertura oficial do Projeto Jovem Eleitor para as Eleições 2026. O projeto é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) que busca engajar a participação dos adolescentes no exercício do voto, e tem como objetivo incentivar jovens com idade igual ou superior a 15 anos a emitirem o Título de Eleitor, além de facilitar o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral.

 

O evento, que ocorre até esta quarta-feira (14), contará com ações da Justiça Eleitoral em 37 municípios. Ao todo, 28 escolas da rede estadual receberão mutirões de atendimento para emissão do Título de Eleitor. Além disso, quinze Fóruns Eleitorais realizarão palestras e atividades de conscientização sobre o impacto da participação dos jovens no processo democrático.

 

No Colégio Júlia Wanderley, sete guichês de atendimento funcionarão das 8h às 12h durante toda a semana, facilitando o acesso dos alunos aos serviços da Justiça Eleitoral.

 

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, essa aproximação dentro da escola é fundamental. “É em sala de aula que se discute cidadania, política, direitos e deveres. Com essa iniciativa, estamos mais uma vez, promovendo um exercício importante de cidadania nas escolas”, disse.

 

Segundo ele, o engajamento das comunidades escolares é fundamental para a conscientização dos jovens sobre o poder do voto. “Começamos pelo Colégio Júlia Wanderley e queremos levar a iniciativa para muitos colégios do Paraná. Contamos com o engajamento dos grêmios estudantis e do Conselho da Juventude até o prazo final para emissão do título, em 6 de maio”.

 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, que esteve no evento, disse que a participação dos jovens na política é essencial para a democracia do país. “Não tem desculpa: todos devem participar. É rápido, fácil, e o jovem eleitor já sai com o título pronto”, afirmou.


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page