Escassez de mão de obra impõe novo desafio à indústria paranaense
- admjornale
- há 2 dias
- 2 min de leitura
09/12/2025

Mesmo com saldo positivo de 1.210 novas vagas em outubro, a indústria do Paraná registrou queda expressiva de mais de 70% em relação ao mesmo mês de 2024, segundo dados do Novo Caged, evidenciando a desaceleração do mercado de trabalho industrial. No acumulado de 2025, os 38 mil postos abertos representam retração de 37% frente ao ano anterior.
Segundo o IBGE, a disponibilidade de trabalhadores está em um dos menores níveis da série histórica. No terceiro trimestre, a taxa de desemprego ficou em apenas 3,5%. Com dificuldade crescente para contratar, repor equipes e atender às demandas nas linhas de produção, as indústrias têm sido obrigadas a rever estratégias de operação e crescimento.
Diante desse cenário, a Fiep anunciou o lançamento da Expo+Indústria, feira que será realizada entre 25 e 27 de agosto de 2026, em Curitiba. O evento se propõe a reunir soluções capazes de ajudar as empresas a enfrentar esse gargalo e ampliar sua produtividade. A feira vai concentrar expositores especializados em tecnologia aplicada, automação, digitalização, integração industrial e sistemas avançados de gestão — ferramentas que reduzem a dependência de trabalho operacional e mitigam o impacto da escassez de mão de obra. “A feira será uma resposta prática para um problema que afeta a competitividade do setor”, explica Jackson Bisi, sponsor da Expo+Indústria.
Produtividade em foco
Além de enfrentar a dificuldade imediata de contratações, a Expo+Indústria tem foco em ampliar a produtividade. Para isso, busca estimular uma mudança estrutural: ampliar o acesso a tecnologias que aumentem eficiência, modernizem processos e reduzam a dependência de mão de obra em funções operacionais — tendência crescente no ambiente industrial.
Com a proposta de reunir de 30 a 40 empresas âncoras e mais de 100 expositores especializados, o evento deve se consolidar como ponto de encontro estratégico entre as necessidades reais do setor e as soluções disponíveis no mercado, reforçando a busca por eficiência em um contexto de escassez de trabalhadores.
Foto: Fiep









Comentários