Equipes do Meio Ambiente fazem podas preventivas e manejo de árvores na Praça Eufrásio Correia
- admjornale
- há 1 dia
- 2 min de leitura
27/05/2025

As equipes de manejo e poda de árvores do Departamento de Parques e Praças, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, começaram na manhã desta terça-feira (27/5) o serviço de podas preventivas de manutenção em 118 árvores da Praça Eufrásio Correia, no Centro. O serviço deve ser concluído na sexta-feira (30/5).
Esse trabalho rotineiro foi intensificado na região central dentro do programa Curitiba de Volta ao Centro, o maior projeto de revitalização da região na história da cidade, que une segurança reforçada, obras de modernização da infraestrutura, conservação do patrimônio, valorização cultural, limpeza e arborização.
Na Praça Eufrásio Correia, além das podas de manutenção, duas árvores que estão desvitalizadas (mortas) vão precisar ser cortadas: uma tipuana e uma grevílea. As duas apresentam risco de quedas de galhos e podem causar acidentes com os pedestres que caminham ou ficam pela praça. Um toco de árvore também será retirado da praça.
A tipuana tem idade estimada entre 40 e 60 anos e uma altura de 18 metros. A grevílea tem cerca de 16 metros. Todo o local onde a equipe trabalha é isolado e bem sinalizado. Depois da retirada das duas árvores será feito um plantio de reposição na praça de seis novos ipês.
Ao todo, a Praça Eufrásio Correia tem 130 árvores entre tipuanas, araucárias, plátanos, tamareiras, paineiras, cedro-rosa, grevíleas, cássias e magnólias.
De acordo com o gerente de Manutenção de Parques e Praças, Luiz Felipe Cavazzani, foi feita uma avaliação de todas as árvores da Praça Eufrásio Correia. “Esse trabalho prévio indica se a árvore terá uma intervenção maior ou só uma poda menor de manutenção. Foi constatado que duas árvores estavam sem vida e por questões de segurança faremos a remoção dessas espécies”, explicou Cavazzani.
Serviço preventivo
Recentemente o mesmo serviço de podas de manutenção foi feito nas praças Tiradentes, Santos Andrade, Santos Dumont e na Dezenove de Dezembro. As árvores da Avenida Presidente Wenceslau Braz, nos bairros Parolin e Portão, também passaram por podas de manutenção.
Esse é um trabalho rotineiro feito em árvores de todas as praças e ruas da cidade, que são acompanhadas por técnicos do Meio Ambiente.
Pela cidade
São cerca de 330 mil árvores em vias públicas na cidade de Curitiba. O Departamento de Arborização e Produção Vegetal, responsável pelo plantio, faz o monitoramento delas, tem os levantamentos de onde encontram-se as mais antigas e de maior porte e acompanha seu desenvolvimento periodicamente.
São feitas, ainda, podas de manutenção, seguindo critérios técnicos para minimizar, ao máximo, riscos de queda e danos, caso aconteçam.
É necessário lembrar que, apesar de haver planos de arborização, tratam-se de seres vivos e sujeitos a agentes externos, como os ventos. E que as árvores, de todas as idades, trazem benefícios incontáveis às cidades – como sombra, redução da temperatura ambiente, purificação do ar, abrigo à Fauna Silvestre urbana, entre outros. Os cortes e podas só são feitos quando a equipe técnica do Meio Ambiente identifica riscos de queda.
Foto: Ricardo Marajó/SECOM
Comments