top of page

Equipes da Defesa Civil monitoram áreas de risco no Litoral

21/01/2021


Geólogos identificam potenciais riscos de deslizamentos



O grande volume de chuvas que cai sobre o Litoral do Paraná desde o início da semana, que supera a média para o mês em várias estações pluviométricas do Simepar, coloca em alerta a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. Nesta sexta-feira (22), uma equipe de geólogos do órgão se deslocou para a região, com o apoio de uma aeronave da Polícia Civil, para sobrevoar áreas de encosta e identificar potenciais riscos de deslizamentos e outros movimentos de massa.


O monitoramento também está sendo feito a partir do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd), que se comunica diretamente com os municípios e as regionais de todo o Estado. O Cegerd acompanha as informações do Simepar e outras instituições de meteorologia para emitir alertas para situações que tem potencial para causar desastres.


Também dão suporte às operações o 8° Grupamento de Bombeiros (8°GB), as c coordenadorias regional e municipais de Defesa Civil das cidades litorâneas e a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). "Essa integração entre as instituições do Governo do Estado permite que possamos atender às demandas de maneira rápida e eficiente para proteger a população”, afirma o coordenador executivo da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Adriano de Mello.


“Com este suporte da Polícia Civil, os profissionais da Defesa Civil puderam ser levados a locais de difícil acesso, permitindo os estudos e observações que identificam os pontos sensíveis nessa região. Mantemos uma equipe operacional à disposição da população e de qualquer órgãos do Governo do Estado para atender às demandas do município”, afirma o delegado Renato Coelho, chefe do Grupamento de Operações Aéreas da PCPR.

Últimas Notícias

bottom of page