top of page

Equipe do Meio Ambiente fará manejo de árvores na Praça da Matriz em Campo Largo

  • admjornale
  • há 3 horas
  • 3 min de leitura

14/08/2025


ree

As equipes de manejo e poda de árvores da Divisão de Arborização e Paisagismo, vinculadas à Diretoria de Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), iniciam na última semana de agosto (a partir do dia 25) o serviço de manutenção e preservação de árvores da Praça Attilio de Almeida Barbosa (Praça da Matriz), no Centro.


Ao todo, a Praça da Matriz tem 27 magnólias, cinco araucárias e seis ipês. Dentre estas árvores, há duas magnólias que estão desvitalizadas (mortas) e, nesta primeira etapa, serão cortadas. Elas têm idade estimada entre 70 e 80 anos e alturas na média de 10 metros. De acordo com um levantamento técnico, incluindo a identificação botânica, e parecer da engenheira florestal do município, Andreza Soares Branco, as duas árvores já estão completamente ocas por dentro, em estado avançado, apresentando risco de quedas de galhos e alta probabilidade de causar acidentes com os pedestres que caminham ou ficam pela praça.


Depois da retirada das árvores será feito um plantio de reposição de novas mudas de magnólias. O serviço deve ser concluído até a sexta-feira (29).


Como será a operação – Todo o local onde a equipe trabalhará na praça será isolado e bem sinalizado, em uma operação com caminhões e vários trabalhadores que visa garantir a segurança das pessoas e manter o aspecto paisagístico do local. Haverá a necessidade de bloqueio das vias do entorno da praça, devido à dimensão das árvores, e a previsão é de bastante movimento na região. A Prefeitura Municipal solicita aos moradores, motoristas e pedestres que fiquem atentos à sinalização e busquem caminhos alternativos durante este período.


Cuidado especial – De acordo com o diretor de Sustentabilidade da SMMA, Fabiano Andreassa, sua equipe está fazendo uma vistoria técnica nas praças de Campo Largo, um trabalho prévio que indica se as árvores terão uma intervenção maior ou só poda menor de manutenção. “Na Praça da Matriz foi constatada a necessidade de corte destes exemplares, em virtude de problemas fitossanitários. As árvores estão sem vida e, por questões de segurança, faremos a remoção delas e uma reestruturação. Após o corte, faremos a substituição pela mesma espécie”, explicou.


Por tratar-se de um dos cartões postais de Campo Largo, importante e reconhecida, a praça de caráter histórico e cultural exige da Secretaria Municipal uma atenção especial quanto a eventuais alterações de suas características centenárias. “Sabemos que ali muitas famílias iniciaram, muitas histórias aconteceram, temos o interesse de manter as características para que as próximas gerações também usufruam da praça”, completou o diretor.


Plano de Arborização – Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Thiago de Lima Teixeira, há um plano de arborização desenhado desde 2018, mas que ainda não tinha sido colocado em prática. “A partir da criação da Diretoria de Sustentabilidade, no início deste ano, o plano está sendo executado em nosso município. Temos muitos imóveis com árvores, muitas espécies que estão de forma irregular, que causam danos nas calçadas, e há ainda a questão de muitas espécies não serem adequadas, alcançando a fiação, por exemplo. A execução deste plano é um cuidado e vai muito além do planejamento de plantio, ele cumpre as normas técnicas e a visão a longo prazo para termos uma cidade verde e harmoniosa, sustentável e com qualidade de vida”.


Serviço preventivo – A SMMA reforça que esse trabalho rotineiro de manutenção das praças, parques e ruas arborizadas do município, acompanhado por vistorias técnicas do Meio Ambiente, será intensificado pois une segurança, modernização da infraestrutura, conservação do patrimônio, valorização cultural, limpeza e arborização.


Sobre plantio e poda – A Divisão de Arborização e Paisagismo informa que os moradores de Campo Largo podem solicitar ajuda com poda e/ou corte de árvores em vias públicas. Com exceção de casos que envolvam a rede elétrica e devem ser solicitados diretamente à Companhia Campolarguense de Energia (Cocel), há três maneiras de abrir solicitações:


– pessoalmente no Centro de Atendimento ao Cidadão (entrada da sede administrativa);

– abrir processo digital neste portal, na aba de autoatendimento;

– abrir pedido no aplicativo Prefeitura de Campo Largo (baixe na Apple Store ou Google Play Store).


Todo o plantio e poda de árvores que estão nas vias públicas de Campo Largo precisa ser avaliado e autorizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A escolha da espécie para as vias públicas deve seguir regras e normas definidas pela Secretaria e o não cumprimento gera infração ambiental.


É necessário lembrar ainda que árvores são seres vivos e sujeitos a agentes externos, como os ventos. Elas trazem benefícios como sombra, regulação de temperatura, purificação do ar, abrigo a animais, entre outros. Cortes e podas só são feitos quando a equipe técnica do Meio Ambiente identifica riscos de queda.


Foto: Arquivo / Comunicação PMCL

Últimas Notícias

bottom of page