Em passeio do Vida Nova, aposentadas da Prefeitura descobrem a diversidade religiosa de Curitiba
29/10/2026

Motivadas pela curiosidade e pelo aprendizado, servidoras aposentadas da Prefeitura de Curitiba participaram de trajeto mediado sobre sete religiões diferentes presentes no bairro São Francisco.
O percurso foi promovido pelo Instituto de Previdência dos servidores do Município de Curitiba (IPMC) em parceria com a equipe da Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba, na tarde de terça-feira (27/10).
A atividade fez parte da programação do Vida Nova, uma iniciativa do IPMC que promove lazer, cultura e sociabilidade aos aposentados e pensionistas da Prefeitura.
Dulce Ana está aposentada há três anos, mas começou a participar do programa recentemente. O trajeto de terça-feira foi a sua segunda atividade com o Vida Nova.
“Esse trajeto foi a oportunidade perfeita de ir a lugares que eu sempre quis visitar, mas nunca tive o tempo ou a oportunidade“, relatou Dulce, que foi servidora da área da saúde.
Cláudia Dias também conheceu o Vida Nova esse ano e, desde então, se esforça para estar em todas as atividades.
“Eu acho que esse período da vida é perfeito para tomar coragem e começar a fazer coisas que a gente sempre quis fazer. Essas visitas são ótimas para isso, temos a iniciativa de fazer coisas e visitar lugares por nós mesmas e acabamos conhecendo várias pessoas no caminho”, compartilha Cláudia.
A professora aposentada aprovou a visita guiada e compartilhou que estava aprendendo muito sobre outras religiões. “Acho que o mais importante desse passeio é ter curiosidade e respeito por outras religiões”.
Ação Educativa e Vida Nova: uma boa parceria
O relatado pela Cláudia vai ao encontro com o planejado pela equipe da Ação Educativa da FCC. O programa Vida Nova tem feito ações conjuntas com a equipe para proporcionar conhecimento e uma visão mais abrangente de diversos assuntos para os servidores aposentados.
Bruno Henrique Zanil é um dos membros da equipe e colaborou na mediação do trajeto. Para ele, esse tipo de atividade é importante para despertar um ponto de vista mais crítico sobre o assunto.
“Nossa intenção é apresentar religiões de uma maneira abrangente, sem comparações”.
A Ação Educativa da FCC propõe a chamada “educação não formal", método de aprendizagem que tem como objetivo apresentar a cidade como sala de aula e fomentar conhecimentos e curiosidades de acordo com o grupo participante.
Para a equipe da FCC, a ação educativa harmoniza bem com o programa Vida Nova. “Quando falamos de aposentados, normalmente nos referimos a pessoas que saíram da escola há algum tempo. Essas ações são uma oportunidade de apresentar temas para essa população, trazendo informações e aprendizados interessantes que, de outro modo, não chegariam até eles”, relata Laura Carvalho, que é mediadora do trajeto assim como Bruno Henrique e Branca Piekarz.
Para participar das próximas ações conjuntas entre o IPMC e a FCC, aposentados e pensionistas da Prefeitura de Curitiba podem acessar o site do programa Vida Nova.







Comentários