top of page

Eduardo Pimentel completa o secretariado

21/12/2024


Alguns integrantes da atual gestão permanecem na Prefeitura



A assessoria do prefeito diplomado de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), distribuiu na tarde desta sexta-feira (20) um comunicado com os últimos nomes do primeiro escalão da equipe de governo para o mandato de 2025 a 2028. Os 14 novos secretários e presidentes de autarquias foram escolhidos com foco na eficiência, inovação e continuidade de projetos para fortalecer os serviços municipais e a qualidade de vida na capital.


A apresentação dos integrantes completa o quadro de gestores que terão a missão de colocar em prática as propostas do plano de governo, aprovado nas urnas por 57,64% da população, com 531.029 votos.


Seguindo os mesmos critérios dos primeiros indicados, o restante da equipe é composta por homens e mulheres de diferentes áreas, do setor público e privado, com perfil técnico e alinhados ao compromisso de uma administração inovadora, eficiente, sustentável, democrática, igualitária,transparente e voltada ao cuidado das pessoas e ao desenvolvimento.


“Hoje anunciamos a equipe completa que, ao meu lado e do vice-prefeito Paulo Martins (PL), vai transformar nosso plano de governo – aprovado pela população – em ações e obras. Com dedicação, responsabilidade, união e sinergia entre integrantes mais jovens e os mais experientes, nosso compromisso é manter o que já funciona bem em Curitiba e avançar com qualidade no que ainda pode ser aperfeiçoado, sempre colocando as pessoas em primeiro lugar”, afirma Pimentel.


Novos integrantes

Atual presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretário municipal de Governo, Luiz Fernando Jamur será o secretário municipal de Obras Públicas (Smop).


A escolha de Jamur, engenheiro e servidor de carreira da Prefeitura de Curitiba, para a Smopconsolida um processo de integração entre plano, projeto e a entrega de obras estruturantes para a nossa cidade. Ele traz consigo a experiência do alinhamento com organismos internacionais que garantiu a Curitiba um grande portfólio de intervenções em andamento e projetadas para que possamos avançar como referência em qualidade de obras públicas.


Com essa nova configuração, a Smop terá papel ampliado, com a integração dos serviços da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento de Projetos (Utag), na coordenação de programas internacionais e na orientação e captação de financiamentos externos de infraestrutura urbana para Curitiba.


Almir Bonatto, também engenheiro civil e servidor municipal há 30 anos, será o novo secretário municipal de Urbanismo (SMU). Outra servidora experiente, a economista Daniele Regina dos Santos, atual superintendente executiva da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, assumirá a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SGMP).


A nova Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Racial (SMIR) será ocupada por Marli Teixeira Leite, mulher negra comprometida com os direitos humanos, o esporte social e o fortalecimento das comunidades. Atualmente, ela é assessora de Promoção e Igualdade Racial da Prefeitura.


Leverci Silveira Filho, biólogo, especialista em biodiversidade e mestre em Políticas Públicas e Direitos Humanos, passará a ocupar a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN). Sua atual pasta, a Secretaria Municipal para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, será assumida pelo jornalista Thiago Bonagura, que contribuiu para a criação da Associação dos Municípios da Região Suleste, integrou a Associação dos Municípios da Região Metropolitana e foi superintendente da Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana.


Para a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), o escolhido foi Euler de Freitas Silva Júnior, o professor Euler, como é conhecido o vereador eleito para o terceiro mandato consecutivo, que trocará a cadeira na Câmara de Vereadores pelo comando da pasta que é referência em políticas públicas para o esporte, lazer, atividade física e protagonismo juvenil.


Pimentel anunciou que a servidora municipal de carreira, arquiteta e urbanista Ana Cristina Wollmann Zornig Jayme, atual assessora de Investimentos no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), assumirá a presidência do órgão.


A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) terá como novo presidente o administrador de empresas André Baú, que tem uma carreira de 40 anos e experiência na Caixa Econômica Federal (CEF). Já o antigo ocupante da pasta, o advogado José Lupion Neto, será o novo presidente da Curitiba S.A.


O doutor em Gestão do Turismo Sustentável, mestre em Turismo Internacional e especialista em Neuroliderança e Gestão de Recursos Humanos e em Gestão Estratégica, Dario Paixão, será mantido como presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. Também permanecerá no cargo a presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Marina Bueno.


Para a Fundação Cultural de Curitiba, o nome escolhido foi Marino Galvão Júnior, atual diretor do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), responsável por diversos projetos culturais nas áreas de música, literatura, audiovisual, dança e economia criativa.


Já o Instituto Municipal de Turismo (IMT) terá como presidente o jornalista e publicitário José Luiz Velloso. Ele já foi secretário de Saúde e Turismo de Antonina, no litoral do Paraná.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page