Durante audiência no Vaticano, prefeito Eduardo Pimentel convida Papa Leão XIV para visitar Curitiba
- admjornale
- há 3 horas
- 2 min de leitura
21/01/2026

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, participou de uma audiência, nesta quarta-feira (21/1), com o Papa Leão XIV no Vaticano. O compromisso integra a agenda do prefeito da missão oficial de Curitiba na Itália.
“Acabei de encontrar, o papa Leão XIV. Foi um momento abençoado para mim e para minha esposa Paula Mocellin. Convidei o papa para conhecer Curitiba e também pedi uma benção e orações pela nossa cidade”, disse o prefeito curitibano.
Cruz curitibana
Em homenagem aos 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Vaticano, Eduardo Pimentel entregou ao papa uma cruz produzida com a terra proveniente do Bairro Novo do Caximba.
O artefato foi confeccionado pelo escultor Rafael Sartori no Atelier de Esculturas do Memorial Paranista e apresenta Cristo crucificado em bronze, emoldurado por uma cruz de madeira, fixada por três pontos de ancoragem sobre uma base também em madeira.
O bronze recebeu como pigmento a própria terra do Caximba, unindo o maior projeto socioambiental da cidade com um símbolo de fé.
Prefeito de Roma e FAO
A agenda oficial do prefeito Eduardo Pimentel em Roma (Itália) e Vaticano segue até o dia 24 de janeiro e inclui encontros com autoridades italianas, entre elas o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, e da Santa Sé, bem como com embaixadores brasileiros e com representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Além da audiência com o papa Leão XIV, nesta quarta-feira (21/1), o prefeito também se encontrou com o embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca de Souza para falar sobre as potencialidades de Curitiba na atração de capital estrangeiro.
O Bicentenário das Relações Diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé está sendo celebrado com uma grande programação cultural, acadêmica e artística, com destaque para atividades realizadas na cidade de Roma. A programação contempla exposições, apresentações musicais e audiovisuais, seminários acadêmicos e o lançamento de publicações comemorativas.
Missa na Basílica Papal
Um dos momentos centrais das comemorações do bicentenário será a Missa Solene de Ação de Graças, no dia 23 de janeiro, às 16h, na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, em Roma. A celebração será concelebrada pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, pelo presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Jaime Spengler, por cardeais brasileiros e demais membros da presidência da CNBB. O rito litúrgico contará com acompanhamento musical da Camerata Antiqua de Curitiba, com repertório baseado na obra sacra do compositor barroco brasileiro Padre José Maurício Nunes Garcia.
O Bicentenário rememora o estabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé, iniciado com a chegada a Roma, em 1824, de monsenhor Francisco Corrêa Vidigal, primeiro Encarregado de Negócios do Brasil junto à Santa Sé.
Foto: Pedro Ribas/SECOM









Comentários