top of page

Duda Raupp apresenta seu EP “De Dentro Pra Fora”

10/10/2022



Duda Raupp é o pseudônimo de Eduardo Raupp, Duda é beatmaker, produtor musical e multi-instrumentista de Porto Alegre (RS). Mas quem é o Eduardo? A resposta, após anos de busca, foi materializada em seis faixas no trabalho intimista, De Dentro Pra Fora. Escute no link: [https://ditto.fm/de-dentro-pra-fora]


O lançamento conta com participações de pessoas próximas do artista, sua namorada, a enteada, amigos e também de artistas que são grandes influências para o produtor.


Quando Duda entrou na terapia, sabia que teria dificuldade em conseguir se expressar, em descobrir como impor seus desejos, vontades e valores. Em suas sessões, visitou diversas vezes o passado, marcado pela separação dos pais, onde acabou se tornando um intermediador de conflitos. Ao mesmo tempo que encarava situações que o fizessem esconder seus sentimentos para evitar brigas, encontrava na música a sua melhor versão, além de uma forma de extravasar e demonstrar emoções.


“A música está presente em todos os lugares na minha vida, e faz parte de todos os meus movimentos. Eu durmo e acordo pensando em música, é meu trabalho e meu maior lazer. Estudo música, trabalho com música, me divirto fazendo e ouvindo música, e se pudesse respirar música, com certeza faria.” descreve Duda Raupp em seu Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Música Popular da UFRGS.


A junção do se descobrir com uma das artes mais expressivas que existem, a música, teve como o resultado o EP De Dentro Pra Fora. Duda Raupp mescla Neo Soul, R&B, Hip Hop ao apresentar seis faixas em ordem cronológica de como foi esse processo.


De dentro, Duda introduziu a calmaria na faixa que dá início ao EP. Barulhos de água, que representam o signo solar, Peixes, do produtor, acompanham a harmonia tranquilizadora, criada em cima das linhas de teclado do seu amigo tecladista, João Santos. O áudio de Maia, filha de sua namorada, acompanha como ondas a canção enquanto sua enteada relata, pela primeira vez desde que se conheceram, que o ama. A importância desse momento foi representada na faixa, em nome também de todas as pessoas que fazem ele se sentir, “Sempre Junto e Nunca Só”.


“Janelas” é uma brecha para reflexão sobre sentimentos e afeto. É o momento de questionar sobre a dificuldade de expressar seus sentimentos e demonstrar afeto, principalmente a outros homens. A música lançada ano passado, tem a participação de Fabriccio que escreveu sobre o seu pai, já falecido. E o rapper Kamau, que aproveitou o espaço para falar sobre reconciliação.


“...Posso sentir De Dentro Pra Fora. O Que Eu Sou. E Quem Eu Sou…” o trecho cantado no refrão da terceira faixa tem as participações das ilustríssimas, Maca Sol, namorada de Duda e a sua melhor amiga, Kristal Werner. E não à toa a canção se tornou a faixa título, já que foram nas trocas, desabafos, risadas, amor e confiança dessas relações, que o produtor se sentiu seguro para desabafar.


Inspirado no trap, mas com timbres não convencionais e instrumentos caseiros como sons de talheres, papéis, estalos de dedo e palitos de madeira para montar a bateria, “Mexe” vem com a ideia da expressão corporal. Raupp transita para a maneira que se comporta devido o que é imposto na sociedade para a leveza de se sentir livre e se mexer como quiser.


Partindo para fora, “O Plano É Não Voltar Pra Casa” chega de forma extrovertida com a referência na cena de Porto Alegre, Cristal, e o rapper de São Paulo, Nill. As vozes acompanham o som da batida com a leveza instrumental enquanto contam sobre um encontro e desencontro para marcar a aceitação de viver novas experiências.


“De Fora Pra Dentro” finaliza o EP com o alto astral que é viver fora, estar aberto para questões externas e ao mesmo tempo conseguir guardar todas elas dentro de si. Afinal, isso é o Eduardo Raupp, ou Duda Raupp.


Foto: Júlia Kayser (@kayserjulia)

Últimas Notícias

bottom of page