top of page

Domingo no Centro celebra a chegada da primavera com programação gratuita e show do grupo Demônios da Garoa

há 1 hora
4 min de leitura

16/09/2026


Isabella Mayer/SECOM
Isabella Mayer/SECOM



A chegada da primavera será celebrada com música, cultura, natureza e atividades para toda a família em mais uma edição do Domingo no Centro.


No dia 20 de setembro, a Rua XV de Novembro será transformada novamente em um grande espaço de convivência, com programação gratuita das 10h às 16h.


Um dos principais destaques da edição será o encontro da Orquestra à Base de Corda com o grupo Demônios da Garoa, no palco principal, às 15h30.


A apresentação encerra a programação musical do domingo com um dos grupos mais tradicionais da música popular brasileira e integra o Festival da Primavera.


Antes do show, o palco recebe uma programação diversificada, de flashmob à bloquinho, passando por premiação do Hackaton da Universidade Positivo, que estará acontecendo também na XV, com exposição dos trabalhos de inovação dos alunos da instituição.


No Ônibus Palco, a programação começa às 10h com uma aula de passinhos de flashback, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).


O espaço terá ainda a presença da Família Folhas, às 11h30, uma apresentação do Movimento da Cultura Flashback – Dança Comigo, às 12h30, e Os Barbacas, às 14h.


Primavera também é tema para crianças

A estação das flores aparece em diferentes atividades espalhadas pela Rua XV. Na Tenda Cultura, das 10h às 14h, o Memorial Paranista promove Brotou um Parque na Rua das Flores!, com atividades de modelagem e pintura para crianças.


Na Tenda Educação, o público infantil poderá participar de camarim de pintura, contação de histórias com contos regionais, literatura infantil, brincadeiras de rimas, dobraduras e colagens, além de jogos de montagem. Também haverá atividades relacionadas ao ciclo da natureza, como a produção de uma borboleta em papel, jogo de pareamento de flores e cores e a exposição Metamorfose Digital: O Ciclo de Vida da Borboleta.


No Bondinho, das 10h às 16h, serão realizadas ações de leitura. A Área de Lazer terá jogos gigantes, xadrez de mesa, futebol de botão, tênis de mesa, cama elástica, pintura em papel kraft e brinquedos inclusivos.


500 mudas de árvores serão distribuídas

A relação com a natureza também ganha espaço especial nesta edição. Na Tenda Meio Milhão de Árvores, serão distribuídas 500 mudas de árvores ao público.


Na Tenda Educação Ambiental, haverá exposição do Meio Ambiente e de animais taxidermizados, jogo de memória, oficina educativa de botânica e distribuição de composteiras.


A programação também terá feira de adoção de pets e microchipagem gratuita para cães e gatos, das 10h às 16h.


Saúde, gastronomia e serviços gratuitos

Quem passar pela Rua XV também poderá aproveitar serviços oferecidos pelo município. A Tenda Saúde terá vacinação contra a gripe, orientações sobre dengue, Saúde Já, programa contra o tabagismo, ações de Odontologia e auriculoterapia.


Na área gastronômica, haverá food trucks e o Sacolão Móvel, com produtos comercializados a R$ 3,99 o quilo.


A programação inclui ainda produtos de Mandirituba na Tenda RMC, Loja Curitiba Sua Linda, produtos da economia solidária, exposição de carros antigos, Sine Móvel, Espaço Empreendedor Móvel, orientações e atividades do ABC do Trânsito, tenda da Associação Comercial do Paraná e exposição sobre Direitos Humanos.


O Domingo no Centro integra a proposta de valorização e reocupação do Centro de Curitiba, transformando a Rua XV em espaço de encontro, convivência, cultura e lazer. Criado em março de 2025, o projeto passou a contar, em 2026, com edições temáticas ao longo do ano.


Serviço:


Domingo no Centro – Edição Primavera

Data: 20 de setembro de 2026 (domingo)

Horário: 10h às 16h

Local: Rua XV de Novembro, entre a Praça Osório e o Bondinho da LeituraEntrada: gratuita


PALCO

  • 10h: Flashmob Dia do Idoso

  • 11h: Blokids

  • 12h: O Blokinho

  • 13h: Ana Decker em Djavamos e Let’s Go Bananas 

  • 13h40: Premiação Hackaton Universidade Positivo

  • 15h30: Orquestra à Base de Corda convida Demônios da Garoa  

ÔNIBUS PALCO

  • 10h: Aula Passinhos de flashback - Smelj

  • 11h30: Família Folhas

  • 12h30: Movimento da Cultura Flashback - Dança Comigo

  • 14h: Os Barbacas


TENDA CULTURA

  • 10h às 14h: Brotou um Parque na Rua da Flores! Modelagem e Pintura para Crianças – Memorial Paranista


BONDINHO

  • 10h às 16h: Ações de leitura


TENDA EDUCAÇÃO

  • 10h às 16h: Camarim de pintura, Contação de histórias com contos regionais, literatura infantil, brincadeiras de rimas, dobraduras e colagens, dominó linguístico e jogos de montagem

  • 10h às 16h: Autômato de papel – Borboleta, Jogo de pareamento – Flores e cores, Exposição Metamorfose Digital: O Ciclo de Vida da Borboleta

  • 10h às 16h: Cadastro online - oferta de vagas e orientações quanto ao cadastro


ÁREA DE LAZER 

  • 10h às 16h: jogos gigantes, xadrez de mesa, futebol de botão, tênis de mesa, cama elástica e pintura em papel kraft

  • 10h às 16h: brinquedos inclusivos


TENDA RMC

  • 10h às 16h: Produtos de Mandirituba


TENDA MEIO MILHÃO DE ÁRVORES

  • 10h às 16h: Distribuição de 500 mudas de árvores


TENDA SAÚDE

  • 10h às 16h: Vacina da gripe

  • 10h às 16h: Orientação sobre dengue, Saúde Já, programa contra tabagismo, ações da Odontologia

  • 10h às 16h: Auriculoterapia


ÁREA GASTONÔMICA

  • 10h às 16h: Foodtrucks

  • 10h às 16h: Sacolão Móvel R$ 3,99/kg


TENDA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  • 10h às 16h: Exposição do Meio Ambiente, animais taxidermizados

  • 10h às 16h: Jogo de memória, oficina educativa botânica

  • 10h às 16h: Distribuição de composteiras


TENDA PET

  • 10h às 16h: Feira de adoção de pets

  • 10h às 16h: Microchipagem gratuita para cães e gatos


E mais: Loja Curitiba Sua Linda, produtos da economia solidária, exposição de carros antigos, Sine Móvel, Espaço empreendedor Móvel, orientações e atividades ABC do Trânsito, tenda da Associação Comercial do Paraná, exposição Direitos Humanos.


Bloqueio das ruas: Ébano Pereira, Av, Luiz Xavier e Voluntários da Pátria


 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page