top of page

Documentário registra legado do urbanismo de Curitiba que ganhou o mundo

  • admjornale
  • há 47 minutos
  • 2 min de leitura

05/12/2025


ree

Os 60 anos de planejamento urbano contados em pouco mais de 60 minutos. A história do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba passa em revista no documentário Ippuc – A Bússola de Curitiba, que será lançado nesta segunda-feira (8/12), em sessões gratuitas no Cine Passeio, em Curitiba.


A produção faz parte das celebrações do aniversário do primeiro instituto de planejamento urbano do Brasil, criado em 1965 pelo prefeito Ivo Arzua. Ao longo de seis décadas, o Ippuc se consolidou pelas soluções inovadoras de desenvolvimento urbano sustentável. Projetos icônicos especialmente nas áreas do transporte coletivo, do manejo de áreas verdes e a estruturação do uso do solo, além de tantos outros, tornaram Curitiba uma das cidades com maior qualidade de vida do país.


A partir das memórias de urbanistas que atuaram na gestão do instituto ou como colaboradores e protagonistas do planejamento urbano curitibano, o documentário percorre a linha do tempo dos projetos que até hoje impactam a rotina dos moradores da capital. Em 1h10, o expectador vai conhecer as personalidades e as estratégias que foram usadas para criar ícones da cidade, como o Teatro Paiol, a Rua das Flores, a Cidade Industrial de Curitiba, a Rede Integrada de Transporte e o ônibus expresso, hoje denominado BRT.


Dirigido por Eduardo Queiroz Mendes, da Kino Produções, o documentário traz as histórias de Abraão Saad, Eleonora Beltrão, Reinold Stephanes, Rafael Greca, além das memórias de Jaime Lerner, Ivo Arzua, Rafael Ceneviva, Lubomir Ficinski, Dulcia Auriquio e Franchete Rischbieter, nomes se tornaram referência no planejamento urbano a partir do trabalho desenvolvido e executado pelo Ippuc.


Na próxima segunda-feira (8/12), em duas sessões simultâneas, funcionários do Instituto e convidados do prefeito Eduardo Pimentel, além dos próprios participantes do documentário, assistem à estreia da produção, a partir das 17h, no Cine Passeio. A partir do dia seguinte, o filme estará disponível no canal da Prefeitura no YouTube. O conteúdo será material de referência e consulta para outros institutos de planejamento e para cursos de arquitetura e urbanismo.

“Esse registro histórico preserva nossa memória, resgata e celebra o legado do Ippuc. É um conteúdo que vai inspirar novas gerações, nos impulsionando a buscar a excelência que faz parte do DNA do Ippuc”, avalia Ana Zornig Jayme, presidente do Instituto.

 

 

 

Foto: Reprodução/Vídeo


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page