Dia do Rio: grafitagem é instalada no Marco Zero do Rio Iguaçu
- admjornale
- há 22 minutos
- 2 min de leitura
24/11/2025

Dentro da programação pelo Dia do Rio, celebrado neste 24 de novembro, a Prefeitura de Pinhais promoveu a inauguração de uma obra de grafitagem no Marco Zero do Rio Iguaçu, em parceria com o Rotary Club de Pinhais. A iniciativa simboliza a proposta pedagógica trabalhada ao longo do ano nas escolas municipais, de valorização e conhecimento do território.
O local, encontro dos rios Iraí e Atuba no bairro Weissópolis, divisa com Curitiba e São José dos Pinhais, foi reconhecido como Marco Zero do Rio Iguaçu em novembro de 1999. Os temas referentes aos rios que cortam Pinhais foram repassados aos alunos em ações articuladas pelas secretarias de Educação (Semed) e do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), por meio do Departamento de Turismo, além da parceria com Secretaria de Meio Ambiente (Semma) e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel).
A prefeita Rosa Maria destacou a presença de alunos da rede municipal na inauguração. “São vocês, meninos e meninas, que vão atuar para que nós tenhamos uma cidade cada vez melhor. Não jogando lixo no chão, não jogando lixo na boca de lobo e, quando vir alguém fazer isso, pedir que a pessoa não faça. Porque vocês estão aprendendo que os rios que cortam a nossa cidade de Pinhais precisam ser preservados. Obrigada por vocês serem tão espertas, tão inteligentes e capazes de ajudar a cuidar da nascente do rio que sai daqui através do Paraná e chega lá nas Cataratas do Iguaçu”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Rosângela Batista Duarte, disse no evento que o objetivo da proposta pedagógica é desenvolver autonomia, sensibilidade e cuidado com o ecossistema. o secretário de Estado de Administração e Previdência, Luizão Goulart, afirmou que a Prefeitura de Pinhais tem feito a “lição de casa”, ao promover a limpeza e dragagem dos vários rios que cortam o município.
Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito Marcinho, as secretárias municipais de Governo, e interina de Administração, Ana Paula Cordeiro Mendes; de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu; a vereadora Professora Haline Siroti; os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário e Sargento Almeida; a presidente do Rotary Club de Pinhais, Camila Rodrigues Niewerth; representantes da Semop, da Semel, da Guarda Municipal de Pinhais e mascote Pinhagua.
O grafite inaugurado na solenidade foi produzido pelo artista Leo Art, em parceria com Jaque Loyola, com apoio da Secretaria de Obras (Semop). A obra destaca alguns elementos característicos de Pinhais e mostra o caminho do rio até Foz do Iguaçu.
A presidente do Rotary disse que a ação com escolas de Pinhais é um dos mais importantes projetos humanitários da associação. “O Dia do Rio foi instituído em Pinhais por lei municipal em 1993. Desde então, o município vem intensificando ações de conscientização sobre a importância da preservação dos rios, reconhecendo que a água é um recurso indispensável à vida do nosso planeta”, afirmou Camila, em referência às ações conjuntas realizadas ao longo dos anos.
Foto: Prefeitura de Pinhais








