top of page

Dia da Mentira: Conheça a história por trás do dia 1º de abril

  • admjornale
  • 1 de abr. de 2024
  • 1 min de leitura

01/04/2024


dia da mentira 1º de abril

Origens incertas


O Dia da Mentira, também conhecido como Dia dos Bobos, tem suas origens envoltas em mistério. Não se sabe ao certo quando ou onde começou, mas há indícios de que remonte à França do século XVI.


Mudanças no calendário


Alguns historiadores associam a data à mudança do calendário no século XVI, quando o ano novo passou a ser celebrado em 1º de janeiro, e não mais em abril. Aqueles que continuaram a celebrar o ano novo em abril eram ridicularizados e alvo de brincadeiras.


Tradição francesa


Outra teoria aponta para uma tradição francesa conhecida como "poisson d'avril" (peixe de abril), na qual as pessoas colavam peixes de papel nas costas dos amigos sem que eles percebessem, como uma forma de zombaria.


Expansão internacional


O Dia da Mentira se espalhou por diferentes países e culturas ao longo dos séculos, ganhando variações e adaptações em diferentes partes do mundo.


Brincadeiras e pegadinhas


Atualmente, o 1º de abril é celebrado com brincadeiras, pegadinhas e notícias falsas disseminadas pela imprensa e nas redes sociais. É um dia dedicado à diversão e à ludicidade, no qual as pessoas se permitem enganar e serem enganadas de forma leve e humorística.


Cuidado com excessos


Embora seja um dia de diversão, é importante lembrar que as brincadeiras devem ser inofensivas e não devem causar constrangimento ou prejudicar outras pessoas.


Celebração contínua


O Dia da Mentira continua sendo uma tradição enraizada em muitas culturas ao redor do mundo, mantendo viva a arte da brincadeira e da imaginação. Ilustração: Gerado com IA | 01.04.2024 - 8:48 AM

Comments


Últimas Notícias

bottom of page