Defesa Civil de São José dos Pinhais alerta para cuidados durante os dias de baixas temperaturas e geadas
- admjornale
- há 1 dia
- 2 min de leitura
27/05/2025

Com a queda da temperatura prevista para esta semana, por conta de uma massa de ar polar que se aproxima do estado do Paraná, a Defesa Civil de São José dos Pinhais orienta a população a como se proteger do frio e de geadas.
A temperatura na cidade deve ficar abaixo dos 10ºC a partir desta quarta-feira (28), de acordo com o Simepar. O clima favorece a proliferação de vírus como o da gripe. Além disso, a exposição prolongada ao frio é um fator de risco para ocorrência de hipotermia.
Confira as principais recomendações de cuidados:
Saúde
Agasalhe-se bem, principalmente idosos, crianças e pessoas com problemas respiratórios;
Mantenha-se hidratado mesmo com o frio, pois o corpo utiliza a água para para manter a temperatura corporal, além de também ajudar a combater o ressecamento;
Em caso de sintomas de hipotermia (tremores intensos, confusão mental e sonolência), procure atendimento médico imediatamente.
Casa
Evite o uso de aquecedores improvisados, como latas com álcool ou carvão, que podem causar incêndios ou intoxicações;
Isolar frestas de janelas e portas ajuda a manter a casa mais aquecida;
Proteja plantas e encanamentos com materiais como lonas, jornais ou mantas térmicas.
Agricultura
Caso haja alerta para a ocorrência de geada, algumas medidas podem evitar danos graves às plantações, como a cobertura de áreas cultivadas com materiais leves, por exemplo, tecido TNT;
Outra opção é manter a irrigação por aspersão contínua durante ou após a formação do orvalho, pois ajuda a regular a temperatura e evita a produção imediata de gelo sobre a planta.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Paulo Duarte, também pede que a população colabore com ações sociais. “Ao identificar pessoas em situação de vulnerabilidade, ligue para os canais de assistência social ou Defesa Civil local”, orienta.
Em casos de emergência é possível solicitar atendimento à Defesa Civil pelos telefones 08001990800 e 199 ou entrar em contato com o Corpo de Bombeiros no pelo 193.
Foto: Divulgação
Comments