23/11/2023
A chuva acumulada até as 17 horas de ontem foi de 142,6mm
A Defesa Civil de Curitiba atende 14 pontos de alagamento e foi chamada para 47 quedas de galhos ou árvores nesta quinta-feira (23). Os números constam em boletim divulgado no fim da tarde, pela Prefeitura de Curitiba.
De acordo com a Estação Meteorológica da Defesa Civil, localizada no Centro, às margens do córrego Bigorrilho, a precipitação acumulada até às 17h desta quinta-feira (23) foi de 142,6 mm. O volume, de acordo com o Simepar, é maior do que o previsto para todo o mês de novembro, (média de chuva entre 138 a 220 milímetros) e que se soma às precipitações do mês de outubro, que chegaram a 559,8 mm - maior volume nos últimos 26 anos na capital e quase 5 vezes maior do que a média mensal da cidade para o mês, que era de 144 mm.
Toda essa quantidade de chuva torna cada vez mais difícil para o poder público reduzir o impacto sobre a infraestrutura da capital. Os trabalhos de recuperação de vias, pontes, calçadas, canais e erosões em terrenos estão sendo realizados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e pela Secretaria de Governo Municipal (SGM), através da Zeladoria Urbana.
Embora a Prefeitura de Curitiba mantenha um amplo programa preventivo, eventos climáticos extremos, como a chuva concentrada do período, podem ocasionar danos significativos na infraestrutura urbana.
Comments