De idiomas a tai chi chuan, programação da Associação dos Aposentados já movimenta servidores em 2026
- admjornale
- há 1 hora
- 5 min de leitura
03/02/2026

Começaram nesta semana as atividades programadas pela Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba (AAPC) para 2026. Aulas de inglês com a professora Alice Benk e de qigong e tai chi com a professora e também servidora aposentada Liliam Gabardo Hembecker deram início à programação da semana, na segunda-feira (2/2).
A parceria entre a AAPC, o IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba) e a Fundação Cultural de Curitiba mantém a aula de desenho e pintura em tela, atividade que integra o programa Vida Nova do IPMC, na sede da Associação, no bairro São Francisco (Rua Nilo Peçanha, 300).
O espaço promove oficinas de inglês, francês, espanhol, italiano, violão e teclado, artesanato, práticas que incentivam o movimento, oficinas de memória e com foco no uso do celular.
O primeiro dia de atividades foi de muita energia entre os alunos que frequentam a associação, espaço de integração e aprendizado.
A oficina de inglês intermediário da professora Alice, 58 anos, abriu os trabalhos. Para as alunas aposentadas Rita do Rocio Juliani, de 63 anos, e Arli Savi de Miranda, 72, a atividade na AAPC é motivo de alegria.
Arli, que foi professora da rede municipal de educação, observa que o inglês é também um momento de confraternização. “E a convivência é positiva”, analisa.
Rita destaca o que acontece na aposentadoria. “Quando a gente se aposenta é normal romper os vínculos. Aqui temos o sentimento de pertencimento e isso é muito bom. A gente ri bastante quando estamos juntas”, declara Rita, que foi professora na Prefeitura de Curitiba por 30 anos.
Ela conta que quando começou a fazer o inglês, achou que teria dificuldade porque não tinha conhecimento além do que aprendeu na escola. “Melhorei bastante. Consegui aprender”, comemora.
De acordo com a professora Alice, nesta etapa da vida, conhecer coisas novas é muito importante, independentemente do aprendizado. “Pode ser crochê, pintura, viajar ou aprender alguma coisa na matemática, nas ciências, nas artes, não importa. O importante é que você esteja aprendendo alguma coisa”, resume.
“Quando a pessoa se aposenta, acaba aposentando as ideias, os sonhos, e não é o que deveria acontecer. Em inglês tem uma expressão que a gente chama de couch potato, que é a batata do sofá. A pessoa senta no sofa e fica na televisão, só consumindo. Acaba não criando mais, acaba não aprendendo mais”, compara.
Ela acrescenta que, além das atividades semanais, ela e os alunos têm um grupo de whatsapp. “A ideia é que no grupo a gente fale inglês. Aprender é um processo diário”, completa. Professora de alunos aposentados, ela diz que tem alunos dos 58 aos 86 anos.
Aconchego
As aulas de desenho e pintura em tela exploram a arte contemporânea e incentivam os participantes a representar pensamentos e sentimentos no tecido. A professora Mariza Del Claro, 77, procura proporcionar aos alunos um espaço aconchegante para praticar o trabalho artístico.
“Para participar, não é preciso ter experiência prévia com a arte. A cada aula, apresento um artista contemporâneo e incentivo os alunos a pesquisarem mais sobre as obras. Procuro trazer músicas também. O interesse deles em aprender é gratificante”, declara Mariza.
Enquanto alguns participantes da atividade não possuíam afinidades com trabalhos artísticos, outros usam as aulas para explorar novas formas de arte, como é o caso da professora aposentada Ruth Sass, de 86 anos. Ruth pinta quadros de paisagens e edifícios de Curitiba há décadas e, ao saber do curso, aproveitou para conhecer técnicas da arte contemporânea.
“Ao meu ver, o estilo contemporâneo é um tipo de trabalho difícil de ser reproduzido, porque ele lida com os sentimentos do artista. É isso que a difere da arte que eu faço nos meus quadros”, revela.
Aposentada há três anos, Mônica Taques, de 61 anos, conta que, antes das aulas, fazia pinturas em móveis e caixas em casa.
“Gosto das aulas. É uma terapia. E tenho aprendido muito. Eu fui nutricionista da Prefeitura. Tem sido interessante aprender coisas novas sobre os grandes pintores. Além disso, fiz amizades aqui”, diz ela. Na primeira aula deste ano, orgulhosa, ela apresentou a duas novas colegas algumas das telas que pintou.
Meditação em exercícios de qigong
Os exercícios de qigong ensinados pela professora Lilian Gabardo Hembecker, 73, incentivam a concentração. A técnica é uma prática milenar da medicina chinesa que combina leveza, respiração profunda e foco mental, melhorando a saúde de corpo e mente, reduzindo o estresse e promovendo o relaxamento.
“Os exercícios são uma forma de prevenção a dores e complicações, então eles variam de acordo com a necessidade de cada aluno. Por se tratar de movimentos suaves e calmos, os alunos aproveitam o momento para relaxar e meditar a sua maneira”, explica.
Dentistas aposentadas há 10 anos, Regiane Zanetti e Leila Santos, de 65 e 67 anos, respectivamente, se conheceram no curso de idiomas da associação e hoje praticam qigong juntas.
“Assim que me aposentei, sabia que não poderia ficar parada em casa, porque isso adoece nossa mente”, destaca Regiane. “Nestas aulas, a gente aprende a equilibrar a saúde do corpo com a concentração, que se perde quando não é estimulada”, conclui Leila.
A prática de qigong é indicada para todas as idades. À pessoa idosa, os exercícios promovem mais equilíbrio, reduzindo o risco de quedas.
O presidente da AAPC, Mário Tsuneo Ogama, afirma que a Associação pretende atrair também os servidores ativos. “É importante cada um pensar o que vai fazer quando se aposentar. Os servidores que estão na ativa estão convidados a participar desde já”, avisa.
Para participar da associação, os servidores aposentados e ativos devem se associar. O custo mensal representa 0,6% da aposentadoria ou salário e o desconto é feito em folha de pagamento.
Para isso, é necessário formalizar indo até a Associação, de segunda a quinta-feira das 13h às 17h. Nos mesmos dias e horários, por telefone ou whatsapp, é possível ter outras informações: telefone (41) 3323-1044 ou pelo whatsapp (41) 98522-9158.
Os associados pagam mensalidades menores para participar das atividades, valor que é pago diretamente a cada professor. Pessoas da comunidade também podem fazer as atividades, mas a mensalidade tem um valor maior do que o dos associados da AAPC.
Confira as atividades oferecidas na AAPC
IDIOMAS
ATIVIDADE: INGLÊS INTERMEDIÁRIOQuando: Segundas ou quartas-feirasHorário: das 13h30 às 15h30Professora: Alice Benke
ATIVIDADE: ESPANHOL BÁSICOQuando: às segundas-feirasHorário: das 13h30 às 15h30Professora: Ludmila Santos
ATIVIDADE: INGLÊS BÁSICOQuando: às segundas-feirasHorário: das 15h30 às 17h30Professora: Alice Benke
ATIVIDADE: INGLÊS AVANÇADOQuando: às terças-feirasHorário: das 10h às 12hProfessora: Alice Benke
ATIVIDADE: INGLÊS INTERMEDIARIOQuando: às terças-feirasHorário: das 10h às 12hProfessora: Tatyane Salles
ATIVIDADE: ITALIANO BÁSICOQuando: às terças-feirasHorário: das 10h às 12hProfessora: Anna Paula Ferreira
ATIVIDADE: INGLÊS BÁSICOQuando: às terças-feirasHorário: das 13h30 às 15h30Professora: Alice Benke
ATIVIDADE: INGLÊS – CONVERSAÇÃO PARA VIAGENSQuando: às terças-feirasHorário: das 13h30 às 15h30Professora: Tatyane Salles
ATIVIDADE: INGLÊS BÁSICOQuando: às terças-feirasHorário: das 15h30 às 17h30Professora: Tatyane Salles
ATIVIDADE: FRANCÊS – CULTURA E CONVERSAÇÃOQuando: às terças-feirasHorário: das 14h30 às 16h30Professora: Luciana Leite
ATIVIDADE: ESPANHOL BÁSICO IIQuando: às quartas-feirasHorário: das 14h às 16hProfessora: Ludmila Santos
ATIVIDADE: INGLÊS INTERMEDIÁRIOQuando: às quintas-feirasHorário: das 10h às 12hProfessora: Alice Benke
ATIVIDADE: INGLÊS INTERMEDIÁRIOQuando: às quintas-feirasHorário: das 13h30 às 15h30Professora: Alice Benke
ATIVIDADE: FRANCÊS BÁSICOQuando: às quintas-feirasHorário: das 14h30 às 16h30Professora: Luciana Leite
ATIVIDADE: ITALIANO BÁSICOQuando: às quintas-feirasHorário: das 15h30 às 17h30Professora: Anna Paula Ferreira
MÚSICA
ATIVIDADE: VIOLÃOQuando: às segundas-feirasHorário: das 15h30 às 17hProfessor: Adriano Vianna
ATIVIDADE: VIOLÃO/TECLADOQuando: às terças-feirasHorário: das 10h40 às 11h40Professor: Adriano Vianna
OFICINAS DE MOVIMENTO
ATIVIDADE: QIGONG E TAI CHI CHUANQuando: às segundas-feirasHorário: das 15h às 16hProfessora: Liliam Gabardo
ATIVIDADE: PILATES DE SOLOQuando: às terças e quintas-feirasHorário: das 14h às 15hProfessora: Debora Albuquerque
ATIVIDADE: RITMOS (DANÇA)Quando: às terças-feirasHorário: das 15h40 às 16h30Professora: Debora Albuquerque
OUTRAS OFICINAS
ATIVIDADE: RECURSOS DO CELULARQuando: quinta-feiraHorário: das 14h às 15h30Professora: Ana Lúcia Garcia
ATIVIDADE: OFICINA DE MEMÓRIA ATIVAQuando: às quintas-feirasHorário: das 15h30 às 17h30Professora: Ana Lúcia Garcia
ATIVIDADE: DESENHO E PINTURA EM TELA – ARTE CONTEMPORÂNEA
PROGRAMA VIDA NOVA – IPMCQuando: às segundas-feirasHorário: das 14h às 16hProfessora: Mariza Del Clarohttps://ipmc.curitiba.pr.gov.br/conteudo/programa-vida-nova/1256
Saiba mais sobre o Vida Nova
Foto: Hully Paiva/SECOM









Comentários