top of page

De documentário a jardim biodiverso: as entregas que marcaram os 60 anos do Ippuc

  • admjornale
  • há 11 horas
  • 3 min de leitura

15/12/2025


ree

A comemoração dos 60 anos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) começou a ser planejada no primeiro semestre de 2025. E o ano terminou com um conjunto de entregas que celebra o legado do primeiro instituto de planejamento urbano do país, ao mesmo tempo em que inspira novas gerações para olhar para o futuro da cidade.


Para reunir todas as ações e conteúdos produzidos especialmente para a data, foi organizado uma página especial dentro do site do IppucNeste link estão reunidas todas as atividades que fizeram parte da celebração.


Mural de azulejos e jardim biodiverso


As entregas começaram no dia 1º de dezembro, com a inauguração do mural de azulejos do artista Rômulo Lass, instalado no imóvel da sede do Ippuc, no Cabral, com a presença do prefeito Eduardo Pimentel. O painel instalado no muro do jardim do instituto traduz valores e atributos presentes desde a sua fundação, em 1965, pelo prefeito Ivo Arzua. A partir do uso de formas geométricas clássicas – círculo, quadrado e triangulo – Rômulo compôs figuras para representar valores como coragem, resiliência, sustentabilidade, visão, conexão, sonho e cuidado.


A obra de arte completa o novo paisagismo do jardim biodiverso, elaborado pela equipe da Diretoria de Projetos. Com plantas comestíveis e técnicas de microdrenagem, como jardins de chuva, o ambiente é um laboratório de soluções baseadas na natureza que servirão de teste para futuros projetos do instituto.


Os funcionários também receberam uma caneca comemorativa personalizada dos 60 anos e um exemplar da revista Espaço Urbano, além de um postal com a imagem do mural. A revista é uma tradição do Ippuc, e esta edição especial de aniversário celebra o legado do Instituto por meio de temas selecionados que resgatam sua trajetória, com histórias e curiosidades. A publicação abrange desde trabalhos históricos até projetos recentes, como o estudo "Curitiba em 15" e a Revisão do Plano Diretor, em andamento. Também destaca a evolução de processos internos e metodologias – a exemplo da transição "da prancheta ao BIM"–, além de projetos que se tornaram referência, como o Farol do Saber, o calçadão da Rua XV, o Teatro Paiol, o Cine Passeio e o Parque Barigui.


Ainda no dia 1º de dezembro, o prefeito Eduardo Pimentel homenageou 18 dos 23 presidentes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), além do prefeito Ivo Arzua. A reverência foi feita durante um evento realizado na Ópera de Arame, que reuniu servidores e parceiros institucionais do Ippuc.


A bússola de Curitiba


Os presidentes também participaram do documentário Ippuc – A Bússola de Curitiba, lançado no dia 8 de dezembro, em duas sessões simultâneas e gratuitas no Cine Passeio, em Curitiba, para servidores e convidados. Com 1h10 de duração, o espectador conhece as personalidades e as estratégias que foram usadas para criar ícones da cidade, como o Teatro Paiol, a Rua das Flores, a Cidade Industrial de Curitiba, a Rede Integrada de Transporte e o ônibus expresso, hoje denominado BRT. O filme está disponível no canal da Prefeitura de Curitiba no YouTube.


Outro conteúdo comemorativo é a exposição Ippuc 60 anos – os pilares que nos trouxeram até aqui. Seis painéis, expostos no foyer do auditório do Ippuc, documentam o processo do planejamento urbano de Curitiba. A exposição dá destaque para projetos icônicos, estruturados em torno dos pilares que sustentam a missão do Ippuc: Estruturar, Naturalizar, Humanizar, Reverenciar, Equipar e Habitar a Cidade. A partir de janeiro, os painéis seguem um roteiro itinerante: primeiro no prédio central da prefeitura e depois, a cada 30 dias, nas ruas da cidadania, nas administrações regionais.

A nova newsletter da biblioteca do Ippuc encerra o pacote de presentes dos 60 anos. O informativo resgata o histórico do acervo, traz dicas de leitura, orientações sobre os serviços prestados e curiosidades sobre personalidades e projetos do Instituto.

 

 

Foto: Divulgação


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page