Datena expôs trauma com igreja e público se comoveu com caso
- admjornale
- há 26 minutos
- 2 min de leitura
22/01/2026

José Luiz Datena, de 68 anos, gerou comoção entre os telespectadores durante uma edição do "Brasil Urgente", exibido na RedeTV!. Trata-se da ocasião em que desabafou sobre uma experiência que fez parte da infância dele e o acompanhou até a vida adulta.
Ao retomar lembranças, o comunicador contou que atuou como coroinha e revelou carregar até hoje um desconforto ligado a grandes igrejas.
O relato surgiu em 2022, após ele observar o repórter Felipe Kieling em uma transmissão feita diante da Catedral de Westminster, em Londres, local escolhido para a cerimônia de despedida da rainha Elizabeth II. Internautas trouxeram a declaração à tona nesta semana outra vez, em meio ao desligamento de Datena da RedeTV!.
"Catedral bonita para caramba. Eu já cheguei a ir a Notre Dame umas 40 vezes. Eu nunca entrei em catedral nenhuma. Cheguei a ir a Westminster e também não entrei, porque sempre tem um bar na esquina”, recordou.
"Eu gosto muito de Deus, eu sou católico, mas eu vou contar para você, eu gostaria de ter mais [coragem]. Não sei por quê, acho que fui coroinha e sinto uma certa dificuldade em entrar em igreja. Exceto se não tenha ninguém lá dentro, aí eu vou sozinho e rezo sozinho, mas ir a igreja para visitar… Fui a Fátima agora, foi muito bonito, acho que foi a última vez que participei de uma missa", destacou.
Ele avaliou que o incômodo pode estar relacionado a um trauma da infância, período em que atuava como coroinha, lembrando das funções que exercia com o incenso e afirmando que, desde então, desenvolveu uma certa aversão a ambientes de igreja.
"Deve ser trauma de infância, porque eu era coroinha, ficava com aquele negócio, aquele incenso balançando, acho que peguei meio que ‘bode’ de igreja”, concluiu Datena no desabafo.
Desligamento
José Luiz Datena comunicou à RedeTV! que deixará a emissora na tarde desta quarta-feira (21). O apresentador, que havia acertado sua contratação em maio de 2025 após uma passagem de seis meses pelo SBT, comandava o programa policial "Brasil do Povo", exibido no início da noite.
Apesar da decisão, ele permanece à frente da atração jornalística até o sábado (31). A motivação da demissão seria incompatibilidade de agenda. Segundo o colunista Gabriel de Oliveira, do Portal iG, "José Luiz Datena alegou que não teria tempo hábil para conciliar um programa na Rádio Nacional com o Brasil do Povo".
Foto: Reprodução/RedeTV!








