Cursos celebram legado de Enedina Alves Marques, primeira engenheira negra do Brasil
- admjornale
- há 20 minutos
- 2 min de leitura
13/01/2026

Curitiba celebra, nesta terça-feira (13/1), os 113 anos de nascimento de Enedina Alves Marques, primeira mulher negra engenheira no País e também a primeira mulher engenheira do Paraná. O nome e a história dela seguem vivos no Centro de Referência Afro Enedina Alves Marques (Creafro), espaço dedicado à valorização da cultura afro-brasileira, à formação artística e ao fortalecimento da identidade negra em Curitiba. Em homenagem a Enedina, o centro está com inscrições abertas para uma programação especial de cursos gratuitos no mês de janeiro.
Pioneira, professora e engenheira civil, Enedina entrou para a história em 1945 ao se tornar a primeira mulher negra engenheira no País e também a primeira mulher engenheira do Paraná, formada pela então Universidade do Paraná, hoje Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Nascida em 13 de janeiro de 1913, em Curitiba, construiu uma trajetória marcada por esforço, talento e pela capacidade de aproveitar as oportunidades que surgiram ao longo do caminho. Durante a carreira, colaborou com obras de grande relevância no Paraná, como a Usina Capivari-Cachoeira, considerada a maior central hidrelétrica subterrânea do Sul do Brasil. Localizada em Antonina, a usina é hoje conhecida como Usina Governador Pedro Viriato Parigot de Souza e permanece como marco da engenharia nacional.
Para a secretária da Mulher e Igualdade Racial, Marli Teixeira Leite, a data reforça a importância de manter viva a memória de mulheres que abriram caminhos em áreas historicamente excludentes.
“Celebrar os 113 anos de Enedina Alves Marques é reafirmar o compromisso com a igualdade racial e de gênero. A trajetória dela mostra que talento existe em todos os lugares, mas precisa de acesso, incentivo e políticas públicas para florescer”, destaca.
Além da atuação como engenheira, Enedina também foi professora, deixando um legado que ultrapassa as obras físicas e se consolida como símbolo de resistência, educação e transformação social.
Programação
Local: Creafro (Rua Paula Gomes, 325, São Francisco)
Percussão com Mestre DiorleiDatas: 14/1, 21/1 e 28/1 (quartas-feiras)Horário: 18h às 18h45Inscrição: https://forms.gle/PsmNZgvfTKhR2eQx9
Dança Afro com Adilto BlackDatas: 15/1, 22/1 e 29/1 (quintas-feiras)Horário: 18h às 18h45Inscrição: https://forms.gle/jpC9U9PLjxx66knG7
Expressão Corporal com Kennedy PierriDatas: 16/1, 23/1 e 30/1 (sextas-feiras)Horário: 18h às 18h45Inscrição: https://forms.gle/8g5SaedooZUFQrJp7
Percussão com Profª PolianaDatas: 16/1, 23/1 e 30/1 (sextas-feiras)Horário: 18h às 18h45Inscrição: https://forms.gle/PsmNZgvfTKhR2eQx9
Foto: Ricardo Marajó/SECOM (arquivo)








