Curso gratuito e à distância da Prefeitura de Curitiba fortalece aplicação de políticas de proteção à população LGBTI+
- admjornale
- 1h
- 1 min de leitura
04/11/2025

A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial (Smir), está oferecendo o curso Protocolo Municipal de Atenção a Situações de Risco para Violências Contra LGBTI+, em formato de educação à distância (EAD), dentro do portal Aprendere.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 15 de novembro.
O conteúdo das aulas é gravado e ficará disponível até o dia 15 de dezembro. Todos que concluírem recebem um certificado do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
O curso tem 8 horas de duração e é direcionado para servidores da Prefeitura Municipal de Curitiba, mas é aberto à comunidade.
O Protocolo
A capacitação aborda os principais temas do Protocolo Municipal de Atenção a Situações de Risco para Violências contra LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexo e demais identidades de gênero e orientações sexuais) e prepara os profissionais para sua aplicação.
O Protocolo foi criado para orientar e integrar as ações da Rede de Atenção e Proteção a Pessoas em Situação de Risco para a Violência em Curitiba. O documento busca garantir o acesso da população aos serviços públicos e fortalecer a proteção de direitos, com foco na prevenção, no combate e na resposta às diversas formas de violência.
A construção do protocolo foi baseada nos documentos já consolidados da Rede de Atenção e Proteção do município e complementa o trabalho realizado para atender às especificidades da população LGBTI+.
Durante o curso, os participantes serão apresentados a questões legais a respeito de LGBTI+fobia, e sobre fluxos e encaminhamentos pela Rede, pela saúde, assistência social e Defesa Social.
Foto: Divulgação








