top of page

Curso de Empreendedorismo e Renda capacita 35 alunos em São José dos Pinhais

  • há 13 minutos
  • 2 min de leitura

12/08/2026


A formatura de 35 alunos do curso de Empreendedorismo e Renda foi realizada na última terça-feira (11), na Usina da Música, em São José dos Pinhais. Promovida pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab), em parceria com o Sebrae/PR, a formação buscou capacitar os participantes, fortalecer a autonomia e incentivar o desenvolvimento de habilidades que podem ser transformadas em oportunidades de trabalho e geração de renda.


Com duração de 12 horas, o curso abordou conhecimentos relacionados ao empreendedorismo e ao desenvolvimento pessoal e profissional, mostrando que empreender também passa por reconhecer as próprias capacidades, identificar oportunidades e buscar caminhos para colocar ideias em prática.


Voltado para pessoas de diferentes idades, o curso reuniu participantes com histórias e objetivos diversos. Entre as formandas estava Jandira Hilário Ferreira do Rosário, 71 anos, moradora do bairro Rio Pequeno. Para ela, a formação representou uma oportunidade de conhecer um universo com o qual ainda não tinha familiaridade.

“Para mim foi maravilhoso, um aprendizado. Eu não sabia como empreender e agora já tenho uma boa base”, contou Jandira, à direita na foto.

Além dos conhecimentos relacionados ao empreendedorismo, a formação também proporcionou momentos de reflexão sobre habilidades pessoais, relações profissionais e a importância de valorizar a si mesmo e às pessoas que estão ao redor.


Para Shirlei de Fátima Santos Guerreiro, 59 anos, moradora do bairro Costeira, o curso contribuiu para ampliar a percepção sobre si mesma e sobre as relações no ambiente de trabalho.


“Gostei muito de ter participado. Foi um aprendizado, me conheci, porque não olhamos para a gente, e aprendi a me olhar e olhar para meus colegas de trabalho, ter mais empatia. Já quero fazer mais cursos sobre esse assunto”, disse Shirlei, à direita na foto.


A formação também foi uma oportunidade de fortalecer a confiança dos participantes em suas próprias capacidades. Para Fernanda Kotarski da Silva, 27 anos, o curso trouxe aprendizados que podem ser levados para diferentes áreas da vida profissional.

“O curso foi muito bom, acrescentou bastante porque aprendemos a nos valorizar dentro do nosso trabalho, valorizar quem está em torno de nós. Foi gratificante”, afirmou Fernanda, à direita na foto.

Novos cursos de qualificação

Assim como os formandos do curso de Empreendedorismo e Renda, a população de São José dos Pinhais também pode buscar novas oportunidades de capacitação por meio dos cursos de qualificação profissional oferecidos pela Prefeitura. As formações contemplam diferentes áreas, como indústria, administração, costura e atividades voltadas ao setor rural, ampliando as possibilidades de inserção, aperfeiçoamento e crescimento no mercado de trabalho.

“A qualificação é fundamental para ampliar oportunidades e fortalecer a autonomia. Nosso objetivo é oferecer cursos que contribuam para o desenvolvimento de novas habilidades e para a geração de renda”, destaca o secretário da Setrab, Luiz Gustavo S. Mello.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente no Centro de Qualificação e Capacitação Profissional, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. O atendimento ocorre na Avenida das Américas, nº 1.500/1.420, no bairro São Cristóvão.

 

 

 

 

Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais


 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page