top of page

Curitiba registra 758 novos casos e três mortes por dengue

19/06/2024


Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a necessidade de toda a população reforçar os cuidados para evitar os criadouros do mosquito



O Painel da Dengue da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, atualizado nesta quarta-feira (19), mostra que a capital paranaense registrou 758 novos casos e três óbitos pela doença. As mortes ocorreram em abril e início de maio, mas estavam em investigação, por isso só foram divulgadas neste momento.


A SMS alerta sobre a necessidade de toda a população reforçar os cuidados para evitar os criadouros do mosquito, mesmo durante o outono e inverno.


Os novos óbitos registrados neste boletim referem-se a dois homens, de 59 anos e 64 anos; e uma mulher de 91 anos. Todos tinham comorbidades.


Duas das vítimas foram de casos autóctones de dengue (contaminação no município de residência) – elas eram moradoras do distrito sanitário do Boa Vista e do Portão. A outra vítima é referente a um caso importado (contaminação ocorreu fora de Curitiba).


Além destas três novas mortes por dengue, Curitiba já havia registrado anteriormente outros quatro óbitos pela doença em 2024, sendo um bebê de 9 meses sem comorbidades (caso autóctone) e três mulheres, com 49 anos (sem comorbidades, caso importado), 75 anos (com comorbidade, caso autóctone) e 79 anos (com comorbidade, caso autóctone).


“A dengue é uma doença séria, que pode evoluir para a forma grave. Por isso, nosso alerta para a população é para que todos façam a sua parte e cuidem do seu quintal. Temos trabalhado incansavelmente com mutirões, mas eles não serão eficazes se não houver a contribuição de cada cidadão em cuidar do seu espaço”, alerta a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.


Balanço

Curitiba já contabiliza 13.414 casos de dengue em 2024. Do total, 758 são novos casos divulgados no boletim desta quarta-feira (19/6) – sendo 44 referentes a notificações da última semana e o restante referentes a casos de semanas anteriores, mas que tiveram a investigação concluída apenas agora.


No Brasil, já são 6 milhões de casos prováveis de dengue em 2024 e 3.963 mortes, segundo boletim divulgado no dia 18/6. Só no Paraná, segundo o Informe Semanal da Dengue do Paraná, divulgado na terça-feira (18/6) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), já são 505.893 casos confirmados e 460 óbitos no período sazonal 2023/2024, que teve início em julho do ano passado.


Ações

Em 2023, os mutirões Curitiba sem Mosquito (FOTO), coordenados pela Saúde e Meio Ambiente, recolheram 348 toneladas de materiais inservíveis e entulhos nos dez Distritos Sanitários. Foram realizados 14 mutirões durante o ano. Em 2024, já foram realizados 54 mutirões e recolhidas 843 toneladas de materiais inservíveis e entulhos.


A SMS, ainda, usa outras ferramentas no combate à dengue, como drones para vistorias, instalação de armadilhas (mosquitraps), identificação laboratorial de larvas e mosquitos, delimitações de focos do mosquito com bloqueios ambientais, bloqueios epidemiológicos em áreas com casos da doença, aplicação de inseticida UBV em locais com maior infestação e elaboração de LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti), conforme diretriz do Ministério da Saúde. Além disso, a SMS ampliou o quadro de profissionais agentes de endemias em 23% neste ano.

Opmerkingen


Últimas Notícias

bottom of page