top of page

Curitiba recebe o Festival de Teatro para Crianças Pequeno Grande Encontro – XI edição

08/08/2022


As apresentações acontecem no Teatro Zé Maria e atividades complementares na Cia do Abração



No mês de agosto, Curitiba será palco para um grande evento no Teatro Zé Maria (R: Treze de maio, 655) que trará uma oportunidade de compartilhar a produção teatral direcionada ao público formado por crianças, professores, e claro, famílias, incentivando assim a criação de novas plateias.


A Cocotte Minute Produções em parceria com a Cia. do Abração promovem entre os dias 9 a 14 de agosto, o Festival de Teatro para Crianças Pequeno Grande Encontro – XI edição, patrocinado pelo Ministério do Turismo, COPEL e IOP – Instituto de Oncologia do Paraná com o apoio do Teatro Guaíra, da ATINJ/PR - (Associação de Teatro para Infância e Juventude do Estado do Paraná) e da ProCult Eventos, que assinam também a curadoria do evento.


O festival contará com 11 apresentações gratuitas, de 06 espetáculos de várias companhias, entre elas: Cia do Abração (Curitiba); Andrômeda Artes (Curitiba); Analua Produções (Curitiba); HG Produções (Curitiba); Karma Cia de Teatro (Itajaí/SC); Cia Julia Sigliano (Buenos Aires/Argentina); Cia Tupi Pererê (Curitiba); e EssaÉ Cia (Joinville/SC). O evento será acompanhado pelo olhar da pesquisadora gaúcha Michele Rolim.


Além das apresentações teatrais, o público poderá visitar (somente às sextas, sábados e domingos) no hall do teatro, a exposição interativa “Teatro Feito à Mão”, criada pelo bonequeiro Sérgio Tastaldi e executada pela ESSAÉ Cia., que oferece ao público a oportunidade de manipular os bonecos e criar, a cada momento, um novo espetáculo.


Para completar a programação de atividades da temporada de 2022, terá também o lançamento do livro “O Baile do Palhaço e da Bailarina”, de Guga Cidral, no dia 14.08, após a última sessão. Como atividades formativas, serão realizadas ainda uma mesa redonda com os artistas participantes da mostra que terá mediação da pesquisadora Michele Rolim e também terá a palestra “História do Teatro para Crianças em Curitiba”, com Fátima Ortiz, na sede da Cia. do Abração.


A diretora da Cia. do Abração Letícia Guimarães comenta que o evento pretende voltar atenções ao teatro feito para crianças. “É uma oportunidade de propor a criação de um novo espaço, onde se possa mostrar, refletir e repensar esta linguagem, mantendo uma pesquisa contínua sobre este ramo do fazer teatral, disseminando novos pensadores, fazedores e pesquisadores sobre o teatro direcionado à criança, bem como para renovar e fortalecer a formação de plateia deste segmento”.


O Pequeno Grande Encontro de Teatro vai prestar homenagem a Simão Cunha com a entrega do Troféu Simão Cunha aos artistas participantes. Ator, diretor e arte educador, com especial atenção ao teatro para crianças, morreu em janeiro de 2019 e obteve parte de sua formação no Teatro Infantil durante 10 anos na Cia. Do Abração (2007 a 2018). Simão estava fazendo Mestrado em Teatro Infantil na Universidade Federal da Bahia e era um reconhecido artista e pesquisador deste segmento, que se dedicou na arte do nosso Estado e em Estados do Nordeste, com sua Companhia Mororó. Seu legado é de inestimável valor. Reconhecê-lo é também ajudar a cunhar a nossa história e importância do Teatro Infantil.


O evento proporciona ao público de escolas públicas o acesso gratuito às apresentações. Neste aspecto, o teatro surge como fator de integração social, possibilitando às crianças, que muitas vezes nunca assistiram uma peça de teatro, um outro olhar ou até uma possibilidade de ver e rever a própria infância com mais sensibilidade. Dentre a programação prevista, a mostra de espetáculos terá 100% de ingressos gratuitos, revertendo à população produtos culturais de qualidade. Durante a semana, as apresentações serão oferecidas às escolas públicas. No final de semana é aberta ao público em geral. Os interessados deverão retirar seus ingressos com 30 minutos de antecedência, sujeito à lotação da casa.



SERVIÇO:


Festival de Teatro para Crianças Pequeno Grande Encontro – XI edição

LOCAL: Teatro Zé Maria (R: Treze de maio, 655, São Francisco)


DATA: de 09 a 14/08/2022 (terça a domingo)


HORÁRIOS:

- de terça (09.08) a sexta (12.08) - 10h e às 14h30 – apresentações dirigidas às escolas


- Sábado (13.08) – 16h / Domingo (14.08) – 11h – apresentações abertas ao público

INGRESSOS: Gratuitos. De segunda a sexta - as apresentações serão oferecidas às escolas públicas. Sábado e Domingo - aberta ao público em geral. Os interessados deverão retirar seus ingressos com 30 minutos de antecedência, sujeito à lotação da casa.


INFORMAÇÕES: (041) 3362-9595



EXPOSIÇÃO TEATRO FEITO À MÃO


DATA: de 12 a 14.08.2022 (de sexta a domingo)


HORÁRIOS:

- Sexta (12.08) – das 9h às12h e das 14h às 18h


- Sábado (13.08) – das 9 às 12h e das 14h às 18h


- Domingo (14.08) – das 9h às 13h


LANÇAMENTO DO LIVRO - “O Baile do Palhaço e da Bailarina”, de Guga Cidral


DATA:14.08.2022 (domingo)


HORÁRIOS: das 12 às 13h


ATIVIDADES FORMATIVAS - MESA REDONDA E PALESTRA com a pesquisadora Michele Rolim e Fátima Ortiz – indicado a professores, artistas e interessados


DATA: 13.08.2022 (sábado)

LOCAL: CIA. DO ABRAÇÃO (R: Paulo Ildefonso Assumpção, 725)


HORÁRIOS: das 19h às 22h


INFORMAÇÕES: (041) 3362-9595


Foto: Divulgação

Últimas Notícias

bottom of page