Curitiba recebe delegação peruana para intercâmbio em turismo inteligente
- admjornale
- há 3 dias
- 2 min de leitura
12/08/2025

Curitiba recebeu, nesta terça-feira (12/8), alunos e professores da Faculdade de Turismo, Hotelaria e Gastronomia da Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (UPC) para uma visita técnica dedicada à troca de experiências sobre o modelo de Destino Turístico Inteligente (DTI). Organizada pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT), por meio da Escola de Turismo de Curitiba, a programação apresentou aos visitantes os avanços da capital paranaense na construção de um turismo mais inovador, acessível, sustentável e centrado na experiência do visitante. O grupo conheceu desde a ativação do Ecossistema Curitiba DTI até a aplicação de instrumentos estratégicos alinhados à metodologia nacional DTI Brasil.
Troca de experiências e novos vínculos
O roteiro começou com uma visita ao Palacete Wolf, sede do IMT, onde ocorreu a reunião de boas-vindas e a apresentação do Ecossistema DTI pelo coordenador Wellington de Medeiros.
“É a primeira vez que recebemos um grupo do Peru focado no desenvolvimento DTI, e temos certeza de que o voo direto entre Curitiba e Lima vem fortalecendo essa conexão”, afirmou Medeiros.
A professora de pesquisa científica da UPC, Monica Regalado, explicou porque Cusco, um dos principais destinos turísticos do Peru, não pode se tornar um DTI. “Cusco é uma cidade de pedras, um Patrimônio Cultural da Humanidade, portanto não pode sofrer alterações. Um dos pilares do DTI é a acessibilidade, e Cusco não se enquadra nesse quesito. Por isso, no Peru, a cidade de Arequipa é que está desenvolvendo a metodologia DTI”, observou.
O Peru, assim como outros países da América Latina, integra a Rede Ibero-Americana de DTI. Montevidéu (Uruguai) e as colombianas Bogotá e Medellín já são certificadas pela metodologia.
Na sequência, a delegação percorreu alguns dos principais atrativos de Curitiba, seguindo roteiro coordenado por Grécia Correia, da Escola de Turismo. Jardim Botânico, Mercado Municipal, Memorial Paranista, Bosque Zaninelli (sede da Escola de Sustentabilidade) e Torre Panorâmica foram escolhidos por exemplificarem os pilares que sustentam o conceito de um destino turístico inteligente.
Foto: Ricardo Marajó/SECOM
Comments