top of page

Curitiba passa a integrar Rede Mundial de Cidades Humanistas

23/05/2024

Convite foi feito pelo vice-prefeito da cidade de Andong, da Coreia do Sul


Curitiba passa a ser, oficial e internacionalmente, uma cidade humanista. Na tarde desta quarta-feira (22), durante o segundo dia do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, o prefeito Rafael Greca assinou a carta de apoio à Rede Mundial de Cidades Humanistas.

 

O documento foi assinado em uma reunião com a comitiva da cidade de Andong (Coreia do Sul), no gabinete do prefeito no Congresso, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. O convite foi feito pelo vice-prefeito da cidade sul-coreana, Dongbo Shin, para que a capital paranaense integre o rol de localidades do mundo todo que promovem o intercâmbio de valores humanistas.

 

O prefeito de Andong falou sobre a cidade, que fica na província de Gyeongsang, Coréia do Sul, tem cerca de 150 mil habitantes (o equivalente à população de Araucária) e foi a predecessora de Curitiba como anfitriã do Congresso Internacional das Cidades Educadoras, em 2022.

 

Andong é considerada a capital da cultura espiritual coreana e foi declarada patrimônio histórico da Humanidade pela Unesco.

 

Há uma década, Andong realiza, anualmente, o Fórum dos Valores Humanos. Na edição de 2023 se chegou a um consenso entre os presidentes de câmara e prefeitos das cidades participantes, representantes e cidadãos sobre a divulgação dos valores humanísticos e a formação de uma plataforma global de intercâmbio e cooperação humanística. Assim nasceu a Rede Mundial de Cidades Humanistas.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page