07/06/2024
Campanhas educativas e novas ciclovias incentivam o transporte alternativo
No início da semana foi celebrado o Dia Mundial da Bicicleta. E, para comemorar esse dia, Curitiba incentiva e destaca o uso da bicicleta como um meio de transporte simples, sustentável e barato.
De acordo com a Prefeitura, por reconhecer a importância do incentivo a este modal de transporte, a cidade está investindo em diversas frentes para garantir a presença dos ciclistas nas vias, indo desde a ampliação da malha cicloviária, até campanhas e ações educativas para e com os cidadãos que andam de bicicleta.
A campanha educativa mais recente voltada à segurança do ciclista curitibano aconteceu durante o Maio Amarelo e segue em curso até o fim de 2024. O foco está em ações que alertam sobre os perigos de trafegar nas canaletas exclusivas de ônibus e reforçar a proibição dessa prática.
Além disso, motoristas também foram abordados pelas equipes, que falaram sobre a importância de respeitar o ciclista e o espaço destinado a ele.
Durante o ano de 2023, a ABC Trânsito, antiga Escola Pública de Trânsito (EPTran), realizou 106 ações voltadas especificamente ao ciclista, abordando questões como segurança nas ruas, uso de ciclovias, respeito com o pedestre, entre outras. No total, estas ações somaram um público de 4.272 pessoas. Além disso, houve também diversas ações voltadas para outros públicos, mas que abordaram o respeito ao trânsito de bicicletas.
Desde 2023, caiu no gosto do curitibano também as famosas bicicletas compartilhadas. Fácil de se identificar, as bikes azuis da Tembici ficam disponíveis em 51 estações espalhadas pela cidade.
Recentemente, o sistema de bikes compartilhadas alcançou 1 milhão de deslocamentos em Curitiba. Em resposta à marca alcançada, a Prefeitura de Curitiba e a Tembici anunciam a expansão no número de bicicletas na cidade. O município recebereu mais 280 bikes elétricas. Com o aumento, a população irá dispor de 780 bicicletas, sendo 530 elétricas, um aumento de mais de 50% no número de bikes disponíveis.
Comments