Curitiba avança na promoção internacional e leva sua marca turística à Espanha
- admjornale
- há 2 horas
- 2 min de leitura
21/01/2026

Teve início nesta quarta-feira (21/1), em Madri, na Espanha, a Fitur – International Tourism Trade Fair, uma das maiores e mais influentes feiras de turismo do mundo. O Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (IMT) participa do evento até o dia 25 de janeiro, marcando presença na primeira grande vitrine internacional do setor no calendário de 2026.
Realizada no centro de exposições Ifema Madrid, a Fitur reúne os principais players do turismo global, conectando destinos, operadores, empresas e profissionais da Europa, América Latina e outros mercados estratégicos. Nesta edição, a feira conta com cerca de 9,5 mil expositores, 155 mil profissionais do trade turístico, 100 mil visitantes do público geral e representantes de 156 países, consolidando-se como um hub internacional de negócios, inovação, tecnologia, turismo sustentável e do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions).
Curitiba em evidência no mercado internacional
O IMT participa da Fitur 2026 como coexpositor no estande do Viaje Paraná, fortalecendo a parceria institucional com o Governo do Estado e reforçando uma estratégia integrada de promoção do Paraná no mercado internacional. A presença na feira marca um momento importante do posicionamento de Curitiba como um destino turístico consolidado, que avança de forma consistente em sua internacionalização.
Durante a Fitur, o Instituto apresenta aos operadores, agentes e parceiros internacionais os resultados do Natal de Curitiba, o maior do Brasil, além de dados atualizados do desempenho turístico da cidade e informações estratégicas sobre atrativos, calendário de eventos, infraestrutura, conectividade aérea e produtos turísticos. A capital também é promovida como porta de entrada para experiências no Paraná, conectando turismo urbano, natureza e grandes ícones do estado.
Para o presidente do IMT, Rodrigo Swinka, a participação na Fitur reforça o posicionamento internacional da cidade. “Estar na Fitur é colocar Curitiba no centro das grandes decisões do turismo mundial. Apresentamos uma cidade inovadora, sustentável e preparada para receber diferentes perfis de visitantes, além de ser uma porta de entrada estratégica para as experiências que o Paraná oferece”, afirma.
Inovação, sustentabilidade e geração de negócios
Reconhecida como a feira de referência do setor, a Fitur se destaca pelo forte foco em inovação e tecnologia aplicada ao turismo, Big Data, Inteligência Artificial, destinos inteligentes e sustentáveis, além da geração de negócios por meio de encontros B2B de alto valor e fóruns com especialistas internacionais. No fim de semana, o evento também abre as portas ao público geral, ampliando a visibilidade dos destinos junto ao consumidor europeu.
Representam o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba na Fitur Madrid 2026, além do presidente do IMT, Rodrigo Swinka, a gerente de Planejamento e Desenvolvimento Turístico, Janaína Reatti.
Foto: Divulgação









Comentários