Cruzamento da Rosa Saporski com Manoel Ribas é liberado para o trânsito e melhora fluxo nas Mercês
- admjornale
- há 2 horas
- 2 min de leitura
28/10/2025

Motoristas que trafegam nos bairros Bigorrilho e Mercês voltam a ter uma opção de passagem em direção ao Vista Alegre e ao Bom Retiro com a liberação parcial do cruzamento entre a Rua Professora Rosa Saporski e a Avenida Manoel Ribas. A reativação do semáforo melhora a fluidez do trânsito em uma região movimentada da cidade.
Com a liberação, o tráfego nas Mercês ganha reforço em um ponto estratégico, especialmente diante das intervenções que ocorrem nos cruzamentos da Alameda Presidente Taunay com as ruas Júlia Wanderley e Marcelino Champagnat, onde estão sendo executadas obras de pavimentação rígida em concreto. Nesses trechos, o trânsito segue em meia pista.
A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e a Superintendência de Trânsito (Setran) atuaram em conjunto para mitigar os impactos da obra no trânsito e garantir maior fluidez na região.
“Dentro de um cenário seguro para a circulação, o tráfego foi liberado de forma parcial no local. É importante que os motoristas redobrem a atenção, pois o trecho ainda está em obras”, diz o superintendente de Trânsito, Bruno Pessutti.
O cruzamento agora liberado havia sido interditado para a execução das obras de pavimentação em concreto na Rua Professora Rosa Saporski, no trecho entre a Alameda Presidente Taunay e a Avenida Manoel Ribas.
Quem trabalha diariamente no local percebe as melhorias. O taxista Jonair Lagos, que atua no ponto da Avenida Manoel Ribas, elogiou a reativação do cruzamento. “Ótima a reabertura neste ponto, com este semáforo funcionando o motorista aqui ganha outras opções de rota”, afirmou.
“Durante a obra, a circulação ficou complicada, mas as ruas estão ficando muito boas.”
Lote 5
As intervenções fazem parte dos pacotes 2, 3 e 4 do Lote 5 do Projeto Novo Inter 2, que preveem a requalificação de quase 5 quilômetros de vias nas Mercês, com a implantação de novas calçadas, obras de macrodrenagem e pavimentação em concreto — material mais durável e adequado para o tráfego de ônibus. O investimento nestes pacotes é de R$ 49,5 milhões e prepara a infraestrutura da região para a operação dos novos ônibus elétricos, especialmente das linhas Inter 2 e Interbairros II.
Iniciadas em abril de 2024, as obras do Lote 5 têm conclusão prevista para o fim de dezembro, com exceção da Avenida Manoel Ribas e Rua Jacarezinho, cujos serviços devem ser finalizados em janeiro de 2026.
PRO Curitiba
O Novo Inter 2 integra o Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, que amplia a eficiência do transporte coletivo e melhora as condições de mobilidade urbana e segurança viária. O projeto é um dos eixos do PRO Curitiba, o maior programa de obras da história da cidade, que reúne mais de R$ 6 bilhões em investimentos planejados pela gestão do prefeito Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028.
As ações do PRO Curitiba abrangem áreas como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública e segurança, consolidando uma nova etapa de desenvolvimento e sustentabilidade para a capital paranaense.
Foto: Levy Ferreira/SECOM









Comentários