top of page

Crianças de escolinha de futebol plantam árvores em praça da Prefeitura

  • há 32 minutos
  • 2 min de leitura

28/07/2026


Dez mudas de cerejeiras e araçazeiras cultivadas no Horto Municipal foram plantadas em diversos pontos da Praça Afonso Botelho nesta terça-feira (28/7). Os responsáveis pela ação foram as meninas e os meninos da escolinha de futebol da Funcap, a fundação do Clube Athletico Paranaense (CAP) e que é parceira da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH).


A atividade marcou a volta às aulas do projeto social, que mantém duas turmas para crianças de 6 a 12 anos e acontece no campo de futebol da praça. “A garotada não vem só para jogar bola. Todo mês trazemos um tema diferente para trabalhar com eles. Já falamos de igualdade de gênero e mercado de trabalho, por exemplo”, explicou o diretor executivo da Funcap, Rubens Neves. O tema da vez é meio ambiente porque o projeto está se juntando à iniciativa Plante Gols, da organização social Onda Solidária.


O secretário da SMDH, Carlos Eduardo Pijak Júnior, acompanhou o plantio ao lado de técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e elogiou a ação. “É uma forma muito especial de despertar cidadania, empatia e senso de pertencimento na meninada, além de deixar a cidade cada vez mais verde”, observou.


Identidade de objetivos


A iniciativa da Funcap vem ao encontro do desafio lançado pela Bloomberg Philanthropies, que selecionou Curitiba para participar dos projetos financiados com recursos do Fundo Juventude e Ação Climática 2026/2027. A capital paranaense é uma das 300 cidades participantes em todo o mundo.


O objetivo da ação é atrair organizações da sociedade civil e instituições sem fins lucrativos que atendam jovens de 15 a 24 anos. Entre elas estão fundações, institutos e colégios públicos e privados. As propostas qualificadas dividirão, na primeira fase do projeto, 50 mil dólares (cerca de R$ 250 mil) para auxiliar o início da execução dos projetos.


Para participar, as entidades devem ficar atentas. Em setembro, a SMDH lançará o edital de chamamento público, abrindo o período de inscrições. Antes disso, em agosto, o órgão promoverá uma rodada de oficinas para apresentação das soluções locais e que podem servir de referência para os projetos.

 

Foto: Isabella Mayer/SECOM


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page