top of page

Cozinha Solidária alimenta pessoas necessitadas em Curitiba

24/04/2024

Projeto distribui refeições de segunda a sexta-feira



Centenas de pessoas são atendidas pela Cozinha Solidária, uma ação de combate à insegurança alimentar, que acontece no Centro de Curitiba. O projeto foi criado e estruturado pelo Movimento Nacional da População de Rua do Paraná (MNPR-PR) e apoiado pelo Instituto Nacional de Direitos Humanos da População em situação de Rua (INRua). Com doações e voluntariado, a Cozinha Solidária prepara alimentos para mais de 200 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira.

 

A Cozinha Solidária surgiu em um contexto complexo de pandemia. Em 2020, parte das ONGs que distribuíam alimentos aderiram ao isolamento e o comércio se fechou (inclusive os restaurantes), o que afetou a produção e distribuição de alimentos. Assim, o MNPR e o INRua desenvolveram o projeto para continuar atuando em prol da população em situação de rua.

 

O projeto atua essencialmente com doações de alimentos e com voluntariado, este vindo da própria população em situação de rua. A cozinha onde são preparados grãos, proteínas e vegetais foi cedida em parceria com a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do Município, a SMSAN, e está localizada na R. Engenheiro Rebouças, 933. Neste local é possível levar doações de segunda a sexta, das 9h às 14h.

 

A distribuição de marmitas acontece na Mesa Solidária Luz dos Pinhais – Rua Barão do Cerro Azul, 81, no Centro de Curitiba, de segunda a sexta-feira, das 12h às 14h. Quem busca fazer doações para a Cozinha Solidária, pode entregar vasilhames, feijão, arroz, óleo, macarrão, fubá, legumes e proteínas na R. Engenheiro Rebouças, 933.

Últimas Notícias

bottom of page