Contratação de Luiz Gustavo pelo Athletico agrada Odair Hellmann
- JORNALE
- há 31 minutos
- 2 min de leitura
19/01/2026
Volante de 38 anos estava no São Paulo

O Athletico está prestes a confirmar a contratação do volante Luiz Gustavo. Com passagem mais recente pelo São Paulo, o jogador é aguardado nos próximos dias em Curitiba para reforçar o setor que era um dos mais carentes do Furacão no início da temporada e tem a aprovação do técnico Odair Hellmann.
Em abril de 2025, Luiz Gustavo foi diagnosticado com tromboembolismo pulmonar, problema que o deixou seis meses afastado. Ele só voltou em outubro, quando o São Paulo enfrentou o Fortaleza. Desta forma, o volante participou de apenas 13 jogos em 2025.
— Voltou de uma embolia pulmonar e jogou os últimos sete jogos do São Paulo como titular. No ano anterior jogou quase 40 jogos como titular do São Paulo. É um jogador de Copa do Mundo, é um jogador de Europa e é um jogador que pode jogar em três funções: pode jogar na linha de trás, pode jogar como zagueiro e pode jogar como volante — defendeu o treinador.
— Pode ter certeza que a gente olha pro critério físico. E faz essa correlação da idade com a capacidade física. Então se ele vier pra cá é porque a gente acredita em todos os outros aspectos e também na capacidade física para corresponder em campo. Se não a gente não traria — complementou Odair Hellmann.
Pelo São Paulo, Luiz Gustavo disputou 59 jogos nas duas temporadas em que defendeu o clube. Ele foi titular 47 vezes e marcou seis gols. Em 2026, o volante vai completar 39 anos.
— Independe da idade. Tem um monte de menino de 17 anos "tiricento". Um monte de menino de 18 anos "tiricento", que bota no campo e não dá um pique. Fica cansado e precisa de três dias pra recuperar. E tem um monte de cara de 35, 36, 37 anos que voa em campo. E eu acho que a gente também passou desse negócio do futebol brasileiro, porque tem muito jogador de 32, 35 anos, que são profissionais que se preparam para caramba que tem capacidade para performar — finalizou.
Luiz Gustavo vai ser o terceiro volante contratado pelo Athletico para a temporada 2026. Antes dele o clube já havia anunciado o Jadson, que estava no Juventude, e Portilla, que veio do Talleres, da Argentina. Ambos estrearam na derrota para o Coritiba. Além deles, o Furacão tem para o setor: Felipinho, Raul e Diogo Riquelme.
Além de definir a chegada do Luiz Gustavo, o clube ainda busca a contratação de mais um zagueiro (Cacá, do Corinthians, está em negociação) e também um atacante de lado de campo.
O Athletico estreia no Campeonato Brasileiro no dia 28 de janeiro, contra o Internacional. Já no Campeonato Paranaense o próximo compromisso é na terça-feira, às 20h (de Brasília), contra o Azuriz, em Pato Branco.








