Conta de luz vai ficar mais cara no Paraná a partir desta terça-feira
- JORNALE
- 24 de jun.
- 1 min de leitura
24/06/2025
Aumento vai variar de acordo com o perfil de cada consumidor

Entra em vigor, nesta terça-feira (24), o reajuste aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que vai aumentar a tarifa da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Com isso, de acordo com o perfil de consumo de cada cliente (casas e indústrias, por exemplo) o valor da conta de luz vai aumentar no Paraná.
O aumento será de 1,55% para unidades de baixa tensão, como casas, pequenos comércios e algumas áreas rurais. Para as de alta tensão, como indústrias, será de 2,99%. Com isso, o reajuste médio para o consumidor é de 2,02%, de acordo com a ANEEL.
Os fatores que mais impactaram os cálculos das tarifas dos consumidores da Copel foram custos com compra e distribuição de energia, encargos setoriais e a retirada de componentes financeiros de processos anteriores. O reajuste foi aprovado pela ANEEL na última terça-feira (17).
Em nota, a Copel informou que a decisão da Aneel fica abaixo da inflação verificada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que variou 5,32% ao longo dos últimos 12 meses.
Além disso, a Companhia informou que devolveu recursos aos clientes a partir de uma medida judicial. Essa devolução, no valor de aproximadamente R$ 864,5 milhões, se deve à exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins.
Comentários