top of page

Como escrever uma redação dissertativa sobre meio ambiente

22/10/2020


O maior desafio ao escrever uma redação é ter referências




Ao longo dos anos, tem havido um foco crescente nas mudanças climáticas e é possível encontra online alguns exemplos de redação dissertativa pronta sobre meio ambiente.


Embora a mudança climática seja realmente ameaçadora, atualmente, há muitas outras áreas dentro do tema sobre as quais se pode escrever, incluindo biodiversidade e poluição.


Quando encarregado de escrever uma redação dissertativa sobre o meio ambiente, existem alguns fatores específicos a serem considerados.


Obviamente, diferentes instrutores passam diferentes diretrizes para fazer redações dissertativas, incluindo o formato e o estilo de escrita a ser usado.


A seguir discutiremos algumas dicas para criar uma redação eficaz, e ao longo do texto, daremos um exemplo de elementos para uma redação sobre meio ambiente pronta.


Começando a colocar a mão na massa


O maior desafio ao escrever uma redação dissertativa é ter referencias e conhecimento sobre o tópico abordado. A maneira mais fácil de manter o fluxo de suas ideias é dividir o tópico em subtópicos.


Digamos que nosso assunto seja o meio ambiente. Esse é um tópico vasto, mas vamos ver como podemos dividi-lo. A maneira mais fácil de separar um tópico é separa-lo em três partes.


- Quais são as partes do nosso meio ambiente? Em quais partes o meio ambiente pode ser dividido?


- Alterações Climáticas: Isso responderá à pergunta: “Como o clima está mudando?”


- Biodiversidade: Esta seção é sobre toda a vida neste planeta e responderá à pergunta: "Como a vida animal é afetada?" Isso inclui a vida humana também.


- Poluição: Isso responderá à pergunta: “Como a poluição afeta o mundo; como isso afeta as pessoas? Como ela nos afeta?"


Seja seletivo, defina sua abordagem


Uma coisa ainda melhor a fazer é apenas escolher um desses aspectos do ambiente e escrever sobre ele. Vamos tentar ver como isso funcionaria.


Digamos que escolhemos o aquecimento global. É um problema grande o suficiente por si só, e com certeza podemos escrever sobre isso.


Antes de tudo, você precisa criar uma estrutura. Quando você está escrevendo sobre o aquecimento global, pode dividi-lo em três aspectos:


- Causas: Isso responderia à pergunta: "O que causa o aquecimento global?" É semelhante a falar sobre o passado. O que aconteceu antes de hoje que tornou o hoje realidade? Isso nos leva à próxima parte:


- Efeitos: O que está acontecendo hoje? Isso responderá à pergunta: "Como o planeta é afetado e quais são alguns dos efeitos que observamos hoje que são resultados das causas do passado?”


- Predições: Esta seção é sobre o futuro e responderá algumas perguntas como: “Qual é o prognóstico se nenhuma ação for tomada? E se não fizermos nada sobre o meio ambiente? E qual seria o prognóstico se agirmos?”


Coisas para manter em mente


Uma redação dissertativa precisa ter alguns pontos essenciais integrados ao corpo do texto.


Além disso, uma redação sobre o meio ambiente pode parecer muito genérico, logo os alunos devem vincular o tema a outros conceitos relacionados ao assunto. A adoção desse método garantirá que o texto permaneça relevante e objetivo.


A seguir estão alguns outros pontos a serem considerados durante seu processo de escrita:


- Limite o uso de jargões; a menos que o tópico seja exclusivamente técnico;


- Se o tempo permitir, prepare um esboço;


- Inclua um parágrafo introdutório;


- Divida o corpo do texto em parágrafos digeríveis;


- Incorpore um parágrafo final resumindo os pontos;


- Evite termos coloquiais, sintaxe quebrada e gíria;


- Sempre use a escrita formal. Por exemplo, substituir palavras como “mas” por “entretanto” ou “além disso” fará com que o soe mais profissional;


- Se possível, cite pontos de vista de autores, opiniões ou outros destaques.


Esperamos que essas dicas te ajude em suas futuras redações dissertativas. Agora vá em frente e escreva algo e coloque em prática o que você acabou de aprender sobre como escrever sobre o meio ambiente!

Últimas Notícias

bottom of page