top of page

Com política de investimentos aprimorada, IPMC se prepara para o cenário econômico de 2026

  • admjornale
  • há 3 horas
  • 3 min de leitura

17/12/2025


ree

O Conselho de Administração do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba) aprovou, nessa terça-feira (16/12), a política de investimentos do Instituto para o ano de 2026. A aprovação no colegiado é a última etapa de aprovação da proposta apresentada pelo Comitê de Investimentos.


A definição da política de investimentos, obrigatória a todos os regimes próprios de previdência do país, é a última etapa do processo desenvolvido no segundo semestre de 2025 dentro do Instituto que cuida do patrimônio que garantirá o pagamento das aposentadorias dos servidores da Prefeitura de Curitiba e as futuras pensões dos seus dependentes, conforme prevê a legislação.


A presidente do IPMC, Jocelaine Moraes de Souza, e o diretor Administrativo-Financeiro, Marcos Aurelio Litz, defendem que a política de investimentos de 2026 estará ajustada à nova estrutura de investimentos do Instituto.

“Atualmente, o patrimônio é de R$ 2,520 bilhões, porte que caracteriza que o IPMC é um importante investidor no país, entre os regimes próprios de previdência”, destaca a presidente.

Jocelaine lembra que no início do ano ele era de R$ 2,180 bilhões. Ela aponta a importância de zelar por este patrimônio para assegurar os futuros pagamentos de aposentadorias e pensões.


“Reorganizamos a estrutura de toda a carteira para o próximo ano. A qualidade das carteiras é essencial para que tenhamos bons resultados”, explica Litz.


Pela primeira vez


O diretor acentua a importância do processo inédito desenvolvido dentro do Instituto para a definição da política de investimentos de 2026. Primeiramente, os conselheiros e integrantes dos colegiados do IPMC – Comitê de Investimentos e conselhos de Administração e Fiscal do IPMC – foram informados sobre os termos da política de investimentos. Todos puderam analisá-los antes mesmo do importante Seminário de Investimentos do IPMC, realizado em outubro.


No encontro com especialistas e grandes nomes do mercado de investimentos, os conselheiros puderam entender o cenário macroeconômico no Brasil e no exterior, previsto para 2026, além do comportamento dos índices econômicos.


Em novembro, foram realizadas reuniões para que os colegiados pudessem tirar suas dúvidas. O Comitê de Investimentos se manifestou na segunda-feira (15/12), antes da aprovação no Conselho de Administração.


Estratégias para bons investimentos


Marcos Litz argumenta que uma das novidades para 2026 será a contratação de gestores profissionais que possam analisar estrategicamente e, dentro do planejamento do IPMC, propor os melhores investimentos para a preservação de capital, a potencialização de retornos, e uma gestão de riscos e retornos adequada.


Denominadas carteiras administradas, esta possibilidade será destinada aos investimentos com mais risco e retorno associados, calculados em 30% do total do patrimônio. “Elas são importantes, dentro da composição do patrimônio total, para capturar oportunidades de mercado em cenários macroeconômicos mais desafiadores”, detalha o diretor.


Além delas, outra importante ferramenta para o regime próprio de previdência é o estudo de ALM (que significa Asset Liability Management), sistema estatístico que gerencia os riscos levando em conta ativos e passivos, ou seja, os recursos que o regime próprio tem e os compromissos financeiros que terá no futuro, como o pagamento de aposentadorias e pensões. O objetivo principal para o IPMC é reduzir os riscos de geração de déficit ao longo do tempo, respeitando as metas atuariais ano a ano.


Quanto aos imóveis, que representam 6% do patrimônio, a expectativa é estabelecer a destinação adequada para cada imóvel, conforme a sua vocação e potencial de mercado, otimizando os retornos, que hoje estão abaixo do esperado.


Tire suas dúvidas


Os segurados do IPMC podem acompanhar as informações da área de investimentos pelo site do Instituto. A ata da reunião desta terça-feira (16/12) e a nova política de investimentos serão disponibilizadas no site do IPMC ainda nesta semana.


Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato diretamente com a área de investimentos pelo e-mail investimentos@curitiba.pr.gov.br.

 

 

Foto: Ricardo Marajó/SECOM (arquivo)


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page